Nutrólogo Goiânia




CRM-GO 13.192 | RQE 11.915
Médico Nutrólogo titulado pela ABRAN/AMB/CFM

Sócio (titulado) da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN);

Capacitação em Obesidade e Síndrome Metabólica - ABRAN
Capacitação em Obesidade infanto-juvenil - ABRAN
Capacitação em abordagem nutrológica das doenças gastrintestinais - ABRAN
Capacitação em Aspectos Nutricionais dos transtornos psiquiátricos - AMBO
Capacitação em Bioquímica dos nutrientes - Prof. Henry Okigami (Atman Capacitação)
Consultório: Clínica Medicare: Rua 115-H, nº 31, St. Sul, Goiânia-GO.
Fone: (62) 3941-2974 e (62) 99233-7973 (WhatsApp).
Horário de agendamento: das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, de Segunda a Sexta-feira.
Cartão de visitas mobile: http://drfredericolobo.meucvm.com.br/


Sou médico nutrólogoescritor e ambientalista. Há 18 anos (2002), iniciei meus estudos (ainda na graduação de medicina) sobre Bioquímica médicaNutrologia MédicaNutrição humana. Ao longo da minha formação acadêmica realizei diversos cursos de capacitação na área de Nutrição, Nutrologia e assim seguirei por toda a vida. 

Defendo uma prática clínica embasada em ciência, respeitando a legislação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e prescrevendo apenas aquilo que é permitido.

Sou idealizador e fundador de um movimento denominado Nutrologia Brasil, que visa lutar por uma moralização da Nutrologia e mostrar para a população leiga o que realmente é Nutrologia. Nosso site está em processo de criação, porém já temos um blog, no qual listamos Nutrólogos sérios e especialistas de verdade, que atuam no Brasil: https://nutrologosbrasil.blogspot.com/2019/03/nutrologos-no-brasil.html

Algumas informações sobre minha prática clínica:
  • Minhas condutas são criteriosas, sempre prezando por uma medicina baseada em evidências científicas. Porém, sem deixar de lado a experiência da prática clínica ao longo dos anos. Evitando não enxergar o paciente em toda a sua integralidade, algo que está se perdendo na medicina. Isso sim é uma Medicina que busca integração.
  • Primo pela transparência para com o meu paciente. A medicina não é um comércio conforme consta na primeira parte do código de ética médica. 
  • prescrição de suplementos só é feita se houver real necessidade, assim como utilização de soros endovenosos (terapia injetável, reservada para intoxicação crônica ou aguda por metais tóxicos). Soroterapia endovenosa: configura uma parcela ínfima dos meus pacientes (menos de 5% ao ano).
  • Não utilizo exames com pouco respaldo científico e não trabalho com modulação hormonal: terapia antienvelhecimento, dieta hCG, prescrição de anabolizantes, testosterona, DHEA, GH, Chip hormonal. Já que tais práticas são condenadas pelo Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontrologia (SBG) e pela Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Para ler mais acesse: http://www.ecologiamedica.net/2018/05/esclarecimentos-sobre-minha-pratica.html
  • Modulação Hormonal não fez e nunca fará parte do rol de procedimentos Nutrológicos, conforme recente parecer da Associação Brasileira de Nutrologia. Quem trabalha com hormônios é endocrinologista, ginecologista e urologista. Para ler o posicionamento acesse: http://abran.org.br/2018/03/14/rol-de-procedimentos/
  • O parecer que proíbe a prática de modulação hormonal no Brasil está disponível aqui: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2012/1999_2012.pdf No link a seguir você encontrará inúmeros pareceres de sociedades médicas sérias sobre o tema, isso basta para que eu não utilize modulação hormonal na minha prática: http://www.drfredericolobo.com.br/2016/07/pareceres-de-sociedades-medicas-contra.html
  • Por mais que os benefícios de alguma terapia sejam provados, sou da seguinte teoria: Legislação existe para ser seguida e respeitada. Ou seja, se a ANVISA e o CFM não autorizam, ela não deve ser praticada dentro território nacional até que seja liberada. Exemplos: ozonioterapia (liberado pela ANVISA mas não pelo CFM), procainoterapia, utilização de EDTA para fins que não sejam de quelação, PRP, PRFC. Não trabalho com NADA disso. Na clínica não realizamos procedimentos/exames/aplicação de medicamentos.
  • Tratamento: Em meu tratamento não utilizo hormônios e raramente utilizo medicações de uso controlado. Opto por utilizar fitoterapia, correção de deficiência de nutrientes utilizando vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos. Também utilizo muito, probióticos (principalmente através da alimentação). Caso seja necessário, utilizo alopatia e deixo claro para o paciente o porquê de não se optar por algo "natural".
  • Defendo arduamente que "Jamais algo sintético será superior a algo natural". Portanto a suplementação deve ser mínima e apenas quando necessária. O médico que lida com nutrição tem obrigação de saber muito bem sobre biodisponibilidade de nutrientes e ensinar para o paciente as fontes destes (educação em saúde). Experiência própria, a adesão é infinitamente superior quando se opta por esse caminho. Riscos também são minimizados, já que nutrientes sintéticos podem aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e câncer. Sou totalmente contra o uso de polivitamínicos, principalmente em uma região como o cerrado, no qual o solo é rico em determinados nutrientes (Cobre) e que podem ser deletérios quando em excesso.
  • Não indico farmácias de manipulação (a indicação é infração ética) mas oriento que o paciente tenha cuidado ao escolher as farmácias, nunca se orientando somente pelo preço. Reservo a manipulação apenas para prescrição de vitaminas, minerais e probióticos. Sempre que existir o mesmo produto porém na indústria farmacêutica, opto por ele, devido o controle de qualidade ser maior na indústria. Isso ocorre principalmente em fitoterápicos, ácidos graxos e probióticos.
  • Muitos me enviam e-mail ou perguntam via instagram/facebook como funciona a minha abordagem terapêutica e o que eu trato (aqui no site na parte de Tratamentos especifico o que eu trato e o que não trato).
  • Minha função como médico é olhar o paciente como um todo (abordagem holística/integrativa = termos deturpados por alguns médicos na atualidade) e tentar solucionar o seu problema (nenhum médico pode garantir resultados de acordo com o código de ética médica). O meu compromisso consiste em utilizar todo o meu conhecimento em prol do paciente.
  • Sou de uma família composta por 32 médicos e desde muito novo aprendi a não enxergar a medicina como um comércio. Vejo o paciente como paciente e não cliente. Prezo pela ética e pela prática de uma medicina baseada em evidências e dentro dos moldes do movimento Slow Medicine. Portanto você jamais verá eu solicitando exames sem respaldo científico ou prescrevendo terapias proibidas pelo CFM. O segredo do meu êxito como profissional  decorre da combinação de um bom acolhimento, boa escuta, transparência com o paciente e compaixão pelo sofrimento alheio. Algumas coisas são inatas, outras se aprende. 
  • Valor da consulta e custo do tratamento: Muitos questionam o valor da consulta com a secretária, acham o valor caro. Cada paciente fica em torno de 2 hora comigo, se somarmos o tempo da primeira consulta, tempo do retorno e o tempo que fico lendo os questionários enviados pós-consulta. Ou seja, o valor da minha hora sai bem abaixo do que os outros médicos cobram. A consulta ainda inclui o envio 3 E-books por mim escritos. Há médicos na minha área que cobram menos? Sim. Entretanto a grande maioria dos que cobram abaixo do valor de mercado, vende medicamentos em suas clínicas (prática proibida pelo CFM), realizam exames e procedimentos (aplicação de soros).Ou seja, economiza-se no valor da consulta mas gastará de 5 a 10 mil em tratamentos com soros.
  • O meu foco é consulta médica, diagnóstico e prescrição de tratamento. Se for necessário aplicar soro endovenoso (uma minoria necessita, menos de 5% ao ano) o paciente tem liberdade para realizar onde desejar.
  • Na clínica Medicare NÃO REALIZAMOS nenhum tipo de procedimento ou vendemos qualquer tipo de medicação, seja suplementos ou medicações endovenosas. Eu como médico que atuo há 10 anos na área, estou cansado de ver pacientes que por conta do meu valor de consulta optou por tratar com outros médicos e ao final o tratamento ficou em torno de 10 mil reais, decorrentes de infusões de soros endovenosos, realização de exames desnecessários ou sem respaldo do CFM. Sempre digo que "O barato muitas vezes sai caro e quase sempre vem acompanhado de arrependimento e sensação de que foi lesado financeiramente". Felizmente boa parte desses pacientes voltam e reconhecem que o barato saiu caro. O único exame que realizamos na clínica Medicare é a bioimpedanciometria, realizada pelo nosso nutricionista.
  • Tenho um Nutricionista clínico que atende comigo, Rodrigo Lamonier. Ele é o responsável por elaborar nossos e-books e protocolos nutricionais da Clínica Medicare. Geralmente  ele me acompanha nos atendimentos (consultas e retornos). Importante salientar que no valor da consulta não está incluso o acompanhamento com ele. É um serviço opcional. 
  • A prescrição de dieta é uma atividade privativa dos nutricionistas. O Nutrólogo tem competência para elaborar um plano alimentar, porém o profissional mais capacitado e habilitado (por uma lei federal) é o Nutricionista. O paciente tem liberdade de consultar com qualquer nutricionista, porém, ao final do retorno elaboro uma pequena redação (encaminhamento) descrevendo as diretrizes que o Nutricionista deverá seguir para elaborar o plano do meu paciente. 
Clínica Medicare


Faço parte do corpo clínico da clínica Medicare, um centro integrado de saúde que existe há 30 anos em Goiânia. Foi fundada pelo Homeopata Hélio Gonçalves (que atua com homeopatia unicista). Conta com equipe de médicos, psicóloga e profissional da educação física. Situa-se no Setor Sul, em uma viela calma, aconchegante, cercada de natureza.
Corpo clínico

Consultório médico
Consultório médico
Título de Especialista em Nutrologia

Roteiro da consulta

A consulta é composta por 3 partes:

1 º - Anamnese: o paciente deverá relatar todos os sintomas que o trazem até meu consultório. Primeiro de forma sucinta, enumerando os problemas. Posteriormente esmiuçarei as queixas, uma a uma e realizando várias perguntas acerca dos sinais e sintomas relatados. Solicito que se possível já venha com todos os sintomas anotados em ordem cronológica de aparecimento. Quanto mais minuciosa a descrição, melhor para o diagnóstico e tratamento. (Orientações pré-consulta).

2º - Exame físico: Aferição da pressão, Frequência cardíaca, Frequência respiratória, Oximetria e exame físico geral. Nos casos de emagrecimento ou ganho de massa magra é solicitada a Bioimpedância ou Avaliação por DEXA sempre que houver alteração de 3-5% do peso corporal.

3º - Solicitação de exames: solicitarei os exames que julgar necessário para comprovar as minhas hipóteses diagnósticas. Portanto são exames complementares ao diagnóstico:


Exames e planos de saúde

A maioria dos exames são realizados pelos planos de saúde, exceto Mineralograma capilar e Bioimpedância (a Unimed cobre a Bioimpedância). Alguns planos (Ipasgo, IMAS) não cobrem a Vitamina D, Selênio, Homocisteína.

mineralograma capilar não é para todos os pacientes que solicito, ele é solicitado apenas para pacientes com suspeita de intoxicação (crônica) por metais tóxicos.
Não são todas as vitaminas e minerais que são dosados no sangue. Cromo, manganês, iodo, lítio, molibdênio, flúor, cobalto, germânio, boro, silício: são dosados apenas quando em excesso, ou seja, a sua dosagem habitual não tem utilidade clínica, pois 99% das vezes apareceram abaixo do limite inferior.

As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, biotina, E, K, são dosáveis porém os métodos utilizados apresentam controvérsias. O que realmente é dosado na prática: Eletrólitos, Cálcio iônico e total, Magnésio, Zinco, Cobre, Selênio, Ferritina, Ferro, Vitamina A, B12 e ácido metilmalônico, Ácido fólico sérico e eritrocitário, Vitamina C no sangue e urina, Vitamina D (25-OH-Vitamina D).

Os exames laboratoriais e de imagem (exceto mineralograma capilar) podem ser feitos pelo plano de saúde, de acordo com a resolução Consu 8 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O artigo 2° da Consu 8 afirma: Para adoção de práticas referentes à regulação de demanda da utilização dos serviços de saúde, estão vedados: VI - negar autorização para realização do procedimento exclusivamente em razão do profissional solicitante não pertencer à rede própria ou credenciada da operadora.

Portanto, não existe lei que obrigue o médico a manter vínculo com o plano de saúde, sendo uma questão de vontade própria. Logo, a regra determina que qualquer médico pode solicitar exames e procedimentos para pacientes que tenham plano de saúde, independente da vinculação ou não do profissional com o plano. Isso aumenta a liberdade de escolha do paciente em optar pelo médico de sua preferência, tendo ainda a possibilidade de fazer todos os exames pelo plano de saúde.

Retornos: O prazo máximo de retorno (gratuito) é de 30 dias.  Ao final do retorno preparo uma carta/encaminhamento para o Nutricionista seguir algumas diretrizes na hora de elaborar o plano alimentar do paciente.  


NÃO ATENDO NENHUM PLANO DE SAÚDE: Affego, Allianz, Amil, Ascefet,CAEME, Casbeg, Celgmed, Cnen, Comego, Comisam, Conab, Coop rodoviarios, Correios, Funbsmac, Funcef, Furnas, Fusex, Gama saúde, IMASIPASGO, Irmão soares, Life, Mediservice, Metago, NotreDame seguro saúde, Ortobom, Petrobras, Planmed, Proasa, Promed, SulAmerica, Unibanco Saúde, Unimed, Bradesco.
    O que eu não atendo em meu consultório?
    • Pacientes que buscam hipertrofia mesmo com massa magra normal. Esses casos oriento a consultar com o nosso nutricionista, Rodrigo Lamonier. 
    • Nutrologia Esportiva
    • Pacientes que desejam fazer uso de anabolizantes, hormônios com finalidade estética, uso de GH, dieta HCG, modulação hormonal, ozonioterapia, PRP, qualquer tipo de procedimento médico: Não trabalho com nada disso.
    • Terapia de reposição hormonal. Posso até fazer o diagnóstico do déficit, mas não prescrevo hormônios. Ou seja, todas desordens hormonais que necessitam de tratamento, encaminho para uma grande amiga endocrinologista, Dra. Natalia Jatene  (Fone: 3281-7799).
    • Pacientes oncológicos (com câncer); Encaminho para a Nutricionista Jordana Torres (Fone: 62 3212 4020) e para o Oncologista Clínico Dr. Danilo Araújo de Gusmão (Fone: 62 - 3226-0200).
    • Pacientes nefropatas: Encaminho para o meu amigo Dr. Rodrigo Costa que é Nefrologista e Nutrólogo (Fone: (62) 32425441) e para a Nutricionista Clara Sandra (Fone: 99322-9731).
    • Pacientes portadores de esquizofrenia, dependência química ou de álcool: encaminho para o psiquiatra Dr. Heisler Lima (Fone: 62 -  3246-8400 e 99646-8400).
    • Autismo, Alzheimer, Parkinson e doenças neurodegenerativas. Encaminho para a Dra. Aline Madeira (Fone: (62) 3250-9060).
    • Crianças: Não acompanho crianças abaixo de 12 anos. Encaminho para 4 profissionais: Dra. Amélia Fortunato (pediatra e homeopata - Fone: 3281-5097), Dr. Fernando Paceli (pediatra e neonatologista), Dra. Cristiane Simões (nutróloga pediátrica - Fone: (62) 3088-0672), Dra. Renato Machado (endócrino pediatra  - Fone: (62) 3983-8015). 
    O que eu atendo em meu consultório?
    • Pacientes saudáveis que desejam aprender a se alimentar de forma saudável e ter hábitos salutares de vida;
    • Pacientes assintomáticos mas que desejam fazer check up nutrológico;
    • Anemias carenciais (Ferropriva, por deficiência de B12, ácido fólico, cobre, zinco, complexo B, vitamina A); 
    • Intoxicação crônica por metais tóxicos: Alumínio, Chumbo, Mercúrio, Arsênico, Cádmio com posterior quelação; 
    • Síndrome do intestino irritável;
    • Alergias alimentares;
    • Intolerâncias alimentares (lactose, frutose, sacarose, rafinose);
    • Orientações nutrológicas em Constipação intestinal (intestino preso) e Diarreia crônica; 
    • Dispepsias correlacionadas à ingestão de alimentos específicos (má digestão);
    • Alterações da Permeabilidade intestinal (leaky Gut), Disbiose intestinal e Síndrome de Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO);
    • Pacientes vegetarianos, veganos, ovolactovegetarianos, crudivoristas;
    • Fadiga, cansaço crônico, astenia, fraqueza, indisposição;
    • Sobrepeso;
    • Obesidade em todos os seus graus: crianças acima dos 5 anos até idosos;
    • Acompanhamento pré e pós-cirurgia bariátrica; 
    • Transtorno da Compulsão  Alimentar Periódica (TCAP);
    • Bulimia e anorexia (aspectos nutricionais, a parte psiquiátrica 
    • Aspectos nutricionais da ansiedade; depressão; insônia (ou seja, o psiquiatra faz a parte dele e eu busco déficits nutricionais ou intoxicação por  substâncias que possam estar interferindo no agravamento  ou perpetuação da doença);
    • Orientações nutrológicas na Intolerância à glicose, resistência insulínica e Diabetes mellitus tipo 2; 
    • Dislipidemias: hipercolesterolemia (aumento do colesterol) e hipertrigliceridemia (aumento do triglicérides); 
    • Síndrome metabólica;
    • Esteatose hepática não-alcoólica (gordura no fígado);
    • Orientações nutrológicas em Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa; 
    • Dores musculares e Fibromialgia (aspectos nutrológicos);
    • Acompanhamento nutrológico pré-gestacional e gestacional (preparo pré-gravidez e pós-gravidez para retornar ao peso anterior e fazer suplementações necessárias);
    • Infertilidade (aspectos nutrológicos), a parte de investigação encaminho para Dra. Lorena Apolinário - Fone: 3638-3515; 
    • Orientações nutrológicas para cardiopatas (Insuficiência coronariana, Insuficiência cardíaca, Arritmias, Valvulopatias, Hipertensão arterial);
    • Orientações nutrológicas para pneumopatas (Enfisema, Asma, Fibrose cística);
    • Orientações nutrológicas em Hiperuricemia, Gota, Litíase renal;
    • Orientações nutrológicas em Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade;
    • Orientações nutrológicas em pacientes com sarcopenia (baixa quantidade de músculo) e osteoporose ou osteopenia; 
    • Orientações nutrológicas para portadores de doenças autoimunes (artrite reumatóide, lúpus, Hipotireoidismo/tireoidite de hashimoto, psoríase, vitiligo);
    • Orientações nutrológicas em portadores de HIV em tratamento com antiretrovirais.

    Clínica Medicare






    COLEGAS QUE INDICO EM TODO O BRASIL E EM GOIÂNIA

    Abaixo uma lista de colegas (médicos e nutricionistas) de outras cidades, que conheço e recomendo de olhos fechados. São profissionais sérios e com a mesma ideologia que tanto defendo.


    Abaixo uma lista de colegas (médicos e nutricionistas) de outras cidades, que conheço e recomendo de olhos fechados. São profissionais sérios e com a mesma ideologia que tanto defendo.

    GOIÂNIA

    ACUPUNTURISTAS NEUROFUNCIONAIS (NEUROMODULAÇÃO) EM GOIÂNIA
    Dr. Rodrigo Suarez - Médico acupunturista, neuromodulador, com área de atuação em dor. Faz e lauda o exame de Termografia médica - Clínica Vitae - Av T15, nº500 - Setor Bueno, em frente ao Parque Vaca Brava. Fones: (62) 3251-9050 e 3251-0033.
    Dra. Mirelly Suarez - Médica acupunturista, neuromoduladora, com área de atuação em dor- Clínica Vitae - Av T15, nº500 - Setor Bueno, em frente ao Parque Vaca Brava. Fones: (62) 3251-9050 e 3251-0033.
    Dra. Virginia Barbeitos Cruz - Médica acupunturista - Atende no Bueno Medical Center. Rua T29, 358, salas 708/710 - Setor Bueno. Fone: (62) 3942-2686.

    ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR EM GOIÂNIA
    Dr. Juliano Ricardo Santana dos Santos - Médico angiologista e cirurgião vascular. Atende no IGM. Fone: (62) 3998-9151
    Dr. Marcelo Nassar - Médico angiologista e cirurgião vascular. Atende no Medical Center, Sala 102, R. 1125, 312 - St. Marista, Goiânia - GO. Fone: (62) 3242-1881.

    BIOIMPEDÂNCIA GOIÂNIA
    Dr. Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Graduando em Educação Física - Fone: (62) 3941-2998

    CALORIMETRIA INDIRETA E ERGOESPIROMETRIA
    Dr. Luciano Gualberto - Fone: (62) 984097799.

    CARDIOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dra. Fernanda Gerst - Médica cardiologista. Instituto do Aparelho Digestivo - Rua Trinta e Quatro, 157 - St. Marista, Goiânia - GO. Fone: (62) 4009-1919.
    Dr. Frederico de Morais Ribeiro - Médico cardiologista (INCOR-USP). Edifício NASA Av. 136 N 761 Sala A 46 Setor Sul - Fone: 3242 5441.
    Dr. Tannas Jatene - Médico cardiologista e hemodinamicista. Rua João de Abreu, nº 192, sala 97-b, Ed. Aton, St. Oeste. Fone: (62) 32817799.

    CIRURGIA GERAL E CIRURGIA BARIÁTRICA EM GOIÂNIA
    Dr. Luiz Henrique de Sousa - Médico especialista em cirurgia geral, cirurgia bariátrica, endoscopista. Atende no CCDO, situado na R. 1125, 207 - St. Marista, Goiânia - GO. Fone: (62) 3242-0797
    Dr. Rafael Inácio Guimarães - Medico especialista em cirurgia geral, cirurgia bariátrica e endoscopista. Atende no Hospital do Coração, situado na R. 6 nº 256 , Setor Oeste, Goiânia - GO. Fone: (62) 3414-4000

    COLOPROCTOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dr. Raniere Rodrigues Isaac -Atende no Instituto Goiano de Gastroenterologia (IGG) situado na Av. B nº 435, Setor Oeste, Goiânia-GO. Fone: (62) 3225-9300

    ENDOCRINOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dra. Natalia Jatene - Médica endocrinologista. Rua João de Abreu, nº 192, sala 97-b, Ed. Aton, St. Oeste. Fone: (62) 32817799. Cartão virtual: http://dranataliajatene.meucvm.com.br/

    ENDOCRINOPEDIATRA EM GOIÂNIA 
    Dra. Renata Machado - Médica pediatra e endocrinopediatra - Mestrado em genética e Doutoranda em Genética. Rua 107, nº 285, Térreo, Centro Clínico do Hospital da Criança, Setor Sul, Fone: (62) 3983-8015.

    CIRURGIÃO PLASTICO EM GOIÂNIA
    Dr. Carlos Gustavo Lemos Neves - Cirurgião plástico - Fone: (62) 3281-1611.

    DERMATOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dr. Adriano Jaime Consorte Loyola - CRM-GO 8533 | RQE 6201 . Médico Dermatologista. Atende no Instituto da Pele: Alameda das Rosas, 1271 - St. Oeste, Goiânia - GO. Fone: (62) 3251-7477

    GINECOLOGISTAS EM GOIÂNIA 
    Dra. Ângela Lobo - Médica Ginecologista, Obstetra e sexóloga - Av T61, N 298, Clínica Genesis, St Bueno. Goiânia - GO. Fones: (62) 3259-3588 e 3259-4676
    Dra. Lívia Martins Carneiro - Ginecologista com abordagem fitoterápica - 3204-4711
    Dra. Roberta Lobo - Médica Ginecologista e obstetra, colposcopista. 3225-3193 e 3223-5224.

    GERIATRA EM GOIÂNIA
    Dr. Claudio Henrique Teixeira - Geriatra. Av 136, 797, Ed, New York Square, Sala 1303B, Setor Marista. Fones (62) 30938040 e 981109797
    Dra. Gabriela Cantarelli - Médica Geriatra. Atende no Ed. New Times Sware. Fone (62) 3636-0162.

    HEMATOLOGISTA EM GOIÂNIA 
    Dra. Mireille Guimarães Vaz de Campos - Médica Hematologista - Atende no Ingoh - Rua 87, Nº 598, Setor Sul. Goiânia - GO. Fones: (62) 3226-0200 e (62) 3281-5301
    Dr. Rodrigo Brum Von Kriiger - Médico Hematologista - Atende no Ingoh - Rua 87, Nº 598, Setor Sul. Goiânia - GO. Fones: (62) 3226-0200 e (62) 3281-5301.

    HEPATOLOGISTA EM GOIÂNIA 
    Dra. Patrícia Souza de Almeida Borges - Médica Gastroenterologista e Hepatologista. Atende no Instituto do Aparelho Digestivo (IAD): Rua 34 esq c/ 13 n. 157, Setor Marista - Goiânia - GO. Fones: (62) 4009-1919 e (62)4009-1949.
    Dr. Diogo Henrique Saliba - Médico Gastroenterologista e Hepatologista. Atende no Instituto do Aparelho Digestivo (IAD): Rua 34 esq c/ 13 n. 157, Setor Marista - Goiânia - GO. Fones: (62) 4009-1919 e (62)4009-1949.
    Dr. Rodrigo Sebba Aires - Médico Gastroenterologista e Hepatologista. Atende no Instituto do Aparelho Digestivo (IAD): Rua 34 esq c/ 13 n. 157, Setor Marista - Goiânia - GO. Fones: (62) 4009-1919 e (62)4009-1949.
    Dr. Rafael Ximenes - Médico gastroenterologista e Hepatologista - Fone: (62) 3998-9151.

    HOMEOPATA EM GOIÂNIA
    Dr. Helio Gonçalves - CRM-GO 1862 e RQE 5367 - Médico homeopata (unicista). Clínica Medicare. Rua 115H, n31, Setor Sul. Goiânia - GO. (62) 3941-2998. Site: http://drheliohomeopata.blogspot.com.br/
    Dra. Germana Sabino Cunha - CRM-GO 4520 e RQE 2669. Atende na Clínica Face: R. 15, n 132 Setor Oeste, Goiânia - GO. Fone: (62) 3214-2222.

    HOMEOPATA COM FOCO EM HOMEOPATIA PEDIÁTRICA EM GOIÂNIA
    Dra. Amélia Fortunato - Médica Homeopata, Pediatra e Infectologista. Fone: 3281-5097.

    INFECTOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dra. Tatiana Bacelar Acioli Lins - Médica Infectologista. Atende na Cliame - Av. Coronel Joaquim Bastos, 260, Setor Marista, Goiânia - GO. Fone: (62) 3942-6600.
    Dra. Ana Beatrix Ferreira Caixeta  Médica Infectologista. Atende no COE - Rua S-6, 146 , 1°andar, Setor Bela Vista, Goiânia - GO. Fone: (62) 98660-0978.

    MÉDICO DO ESPORTE 
    Dr. Pedro Prudente - CRM-GO 12.744. Médico, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte (Residência pela UNIFESP), pós-graduado em Nutrologia Esportiva, Fisiologista do exercício (UNIFESP). Rua R-12, 47 - St. Oeste, Goiânia - GO Goiânia - GO. (62) 99218-1053.

    MÉDICO DO SONO E EXAME DE POLISSONOGRAFIA
    Dra. Fernanda Crispim - Médica Otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono - Instituto do Sono - A. T05, nº 885 - Setor Bueno. 3241-5214.

    NEFROLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dra. Clara Alvares Leão - Médica Nefrologista, especialista em doenças glomerulares. Atende no IRG. (62) 3238-7800
    Dr. Rodrigo Costa - Médico especialista em Nefrologia, Nutrologia, Nutrição Parenteral e Enteral, Medicina intensiva. Edifício NASA, Sala A-46 - Av. 136 n.761, Setor Marista. Fones: (62) 99840-9626 e (62) 3242-5441
    Dr. Ciro Bruno Silveira Costa - CRM-GO 14651 e RQE 7194, RQE 10707. Médico Especialista em Clínica Médica, Medicina Intensiva e Nefrologista. Fone: (62) 3088-0099.

    NEUROLOGISTA EM GOIÂNIA
    Profª. Dra. Aline Madeira - Neurologista - Rua T-29, Nº 358 , Ed. Bueno Medical Center, 5º andar, St. Bueno). Fone: (62) 3250-9060.
    Dr. Thiago Calzada - Médico Neurologista Goiânia - CRM-GO 15298 - RQE-9217.
    Atende na Policlínica São Luis - Rua 3A, 211, Setor Aeroporto, Goiânia. Fone (62): 3224-5276. Atende também no Lumina Centro médico, Av. Cora Coralina, esquina com a Rua 103, Setor Sul, Goiânia. Fone: (62) 3997-1700

    NEUROCIRURGIÃO EM GOIÂNIA
    Dr. Adriano de Paula Ramos - Neurocirurgião pela FM-UFG. Especialista em Neurocirurgia Funcional pela Escola Paulista de Medicina. Tratamento neurocirúrgico de Coluna, Doença de Parkinson, Epilepsia, Tremores e Dor. Inneuro: Av T15, nº 106, Setor Bueno. Goiânia. Fone: 4011-9191.

    NUTRÓLOGA PEDIÁTRICA EM GOIÂNIA
    Dra. Cristiane Simões - Médica pediatra, nutróloga pediátrica. Mestrado e doutorado na área de Nutrologia pediátrica. Fone: (62) 3088-0672 e  WhatsApp (62) 98309-3335.

    OBSTETRAS EM GOIÂNIA QUE TRABALHAM COM PARTO HUMANIZADO
    Dra. Ana Cristina Castro: Fone: 3096-7445.
    Dr. João Batista Alencastro: Fone: 3281-0821.
    Dr. Luiz Carlos Pinheiro: Fone: 3541-4500.

    OFTALMOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dr. Leonardo Mariano dos Reis - Médico oftalmologista. Atende no Ver Excelência em Oftalmologia, situado na Av. Americano do Brasil, 260 - Qd 253 Lt 12eSt Marista - Goiânia/GO Fone: (62) 3096-9696.
    Dr. Tiago Rassi - Médico oftalmologista. Atende no Ver Excelência em Oftalmologia, situado na Av. Americano do Brasil, 260 - Qd 253 Lt 12eSt Marista - Goiânia/GO Fone: (62) 99860-9697.

    ONCOLOGISTA (CANCEROLOGISTA) EM GOIÂNIA 
    Dra. Danielle Laperche - CRM-GO 12238. Médica Cancerologista. Atende na Cemeg - 5º andar. Rua 5-A, n130, St. Aeroporto, Goiânia - GO. Fone: (62) 36056616
    Dr. Danilo Araújo de Gusmão - Médico Cancerologista. Fone: 62 - 3226-0200.

    ORTOPEDISTA EM GOIÂNIA 
    Dr. Mauricio Pessoa Morais Filho - Médico  Ortopedista e Traumatologista, R4 em Quadril.  Fone: (62) 981782314
    Dr. Paulo Corá - Médico Ortopedista e traumatologista com área de atuação em Dor e acupuntura neurofisiológica. Fone: (62) 98513900.

    OTORRINOLARINGOLOGISTA EM GOIÂNIA 
    Dr. Eduarley Max Santos - Otorrinolaringologista e otoneurologista . Av T15, nº 106, Iineuro, Bueno. Goiânia. Fone: 4011-9191
    Dr. Pedro Fragoso de Almeida - Médico Otorrinolaringologista; Cirurgião Craniomaxilofacial. Atende no H. Oftalmocenter. Fone: 3209-5555.

    PEDIATRA EM GOIÂNIA 
    Dr. Fernando Pacéli Neves - CRM-GO 3881 - RQE 315 e RQE 7871. Médico Pediatra e Neonatologista. Atende na: R. 15, n 740 - Setor Marista, Goiânia - GO. Fone: (62) 3241-1414.

    PSIQUIATRAS EM GOIÂNIA
    Dr. Heisler Lima - Médico Psiquiatra e Especialista em Psicodrama.  Atende na DUO Clínica - Av T-53, 857 - Setor Bueno, (62) 3246-8400 e 99646-8400.

    REUMATOLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dr. Glaydson Jerônimo - Médico reumatologista. Amice Clinica - R13 Nº 941, Setor Marista. 74150-140. Goiânia - (62)3945-3846 e 3920-0854.

    UROLOGISTA EM GOIÂNIA
    Dr. Frederico Moraes Xavier - Médico urologista. Rua T-29, Nº 358 , Ed. Bueno Medical Center, 1º andar, St. Bueno. Fone: (62) 3250-9156.
    Dr. Gustavo Inácio Marques - Médico urologista. Hospital Urológico Puigvert. Fone (62) 999749687

    NUTRICIONISTA EM GOIÂNIA 

    Dr. Rodrigo Lamonier - CRN 14395 - Nutricionista e Graduando Educação física - Atua na área de Intolerâncias alimentares (lactose, frutose, sacarose, rafinose), alergias alimentares, transtornos do aparelho digestivo (Diarréia crônica, Constipação intestinal, Doença inflamatória intestinal, Síndrome do intestino irritável, Doença hemorroidária, Doença celíaca), Fibromialgia, Fadiga crônica. Além de manejar bem casos de sobrepeso, obesidade, ganho de massa e hipertrofia. Atende na Clínica Medicare - Rua 115-H, n31, Setor Sul. Fone (62) 98507-2066.  É o nutricionista que todos os meus pacientes (que não tem nutricionista) consultam após passar por mim. Ele me acompanha em praticamente todas as consultas e conhece bem o quadro clínico de cada paciente. Um perfeito trabalho de integração entre Nutrologia e Nutrição, em prol do paciente. https://rodrigolamonier.blogspot.com/

    PSICÓLOGOS EM GOIÂNIA

    Marise Eterna Nunes -  Psicóloga (CRP-09/2048-1) e Nutricionista (CRN1213), com formação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal com abordagem corporal pelo Instituto Ânima, Goiânia-GO. Graduação e pós-graduação em Core Energetics com Dr. Jonh Pierrakos no Institute of Core Energetics de Nova York/Brasília-DF. Curso em Teoria Reichiana com Dimas Calegari, Instituto Pulsar, São Paulo/Brasília-DF. Professora assistente do curso de Formação em Psicologia Transpessoal e Análise Corporal – Instituto Ânima/Instituto Serra da Portaria. Formação em Terapia Sistêmica – Constelação Familiar segundo Bert Hellinger, com Lorenz Wiest e equipe, pelo Hellinger-Institut Landshut Alemanha/Brasília-DF. Formação em EMDR (Dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares), pelo EMDR Institute, EMDRIA e EMDR Ibero-América. Formação em Brainspotting, técnica eficiente para tratar traumas e fobias, por David Grand, criador da técnica. Atende na Clínica Avivar, situada na R. Santarém Qd. 242, Lt. 01, Casa 03 - Parque Amazônia - Goiânia. Fone: (62) 3945 1099.

    Rose Karla Vicente - Psicóloga- CRP-09/005839; MBA Executiva em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva (IPOG Instituto de Pós- Graduação e Graduação), Doutoranda em Dependência Química pela Universidade de Buenos Aires. Especialização em Psicologia Transpessoal - base Corporal (Instituto Anima de Saúde e Educação), Formação internacional análise bioenergética (Vibrare Instituto de Analise Bioenergética), Formação em Constelação Familiar, Sistêmica e Empresarial (IBHBC Instituto Bert), Certificação em Psicologia Tibetana Budista e Psicologia transpessoal (ABPT – Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal – Dharamsala/India). Atua como professora universitária, facilitadora de Treinamentos Comportamentais, Desenvolvimento de Grupos e Palestrante nas áreas de comunicação, liderança, Saúde Mental, diversas áreas do comportamento humano, Psicóloga clínica no Instituto Ta Han. Referência na área de Dependência química. Atende no Instituto Ta Han. R. 118, 161 - St. Sul, Goiânia - GO. Fone: (62) 3594-4841.

    Magno Antonio - Psicólogo, com especialização em Psicologia Transpessoal Centrada no Corpo. Terapia Energética Corporal, com o Dr. Dimas Calegari.  Psicologia Budista Tibetana em Dharamsala, Índia. Fone: (62) 98111-7368

    Wilma Ferreira - Psicóloga, com Especialização em Psicologia Transpessoal Centrada no Corpo pelo Instituto Serra da Portaria. Atende no Instituto Ta Han. R. 118, 161 - St. Sul, Goiânia - GO. Fone: (62) 3594-4841.

    Silvana de Castro - Psicóloga e graduada em Farmácia e Bioquímica e Educação Física. Com Especialização em Psicologia Transpessoal Centrada no Corpo pelo Instituto Serra da Portaria, Formação em Psicologia Transpessoal (I Turma com Pierre Weil) Unipaz - DF, Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar - UTI pela UNIP, Formação em Psicologia Budista Tibetana e Psicologia Transpessoal em Dharansala Índia pela ABPT, Formação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal com Dr. Leo Matos, PhD. Formação em Mandalas Terapêuticas com Dr. Leo Mattos da Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal, ABPT. Formação e Pós graduação em Psicologia Transpessoal e Respiração Holotrópica pela Graf Transpersonal Trainning - GTT/EUA. Formação em EMDR (Eye Moviment Desensibilization and Reprocessing) Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares. In Trainning em TRE (Tension and Trauma Release Exercises) pela Bercele Foundation. Atua como Psicóloga Clinica e Hospitalar na Avivar é docente do curso de Especialização em Psicologia Transpessoal Centrada no Corpo do Instituto Serra da Portaria. Atende na Clínica Avivar, situada na R. Santarém Qd. 242, Lt. 01, Casa 03 - Parque Amazônia - Goiânia. Fone: (62) 3945 1099.

    João Paulo Maschio - Psicólogo - Especialização em Psicodrama. Especialista em TRE  (Tension & Trauma Releasing Exercises ) - Exercícios para Liberação das Tensões e do Trauma, Formação em Constelação Familiar (Irene Cardotti e Debora Ganc). Atende na Clínica Avivar, situada na R. Santarém Qd. 242, Lt. 01, Casa 03 - Parque Amazônia - Goiânia. Fone: (62) 3945 1099.

    Jane Fabian - CRP-09-567. Psicóloga, de base psicanalista. Formada pela Universidade Católica de Goiás (1985). Especializada em Psicoterapia Psicanalítica., Psicologia Clínica, Gestal-terapia, Sócio Psicomotricidade Ramain Thiers e Psicologia Escolar. Atende na Holus clínica - Rua 148, nº 620, Setor Marista - 3245-2034.

    Gustavo Jacintho da Silva - Psicólogo e psicanalista. Atende na Clínica Vollo, situada na R.T-55, número 930, Ed. Walk Bueno, sala 1010, Setor Bueno. Fone: (62) 34327034.

    Shirley Ferreira - Psicóloga especialista em sistêmica. Atende na Unidade Medica Sugita, Rua Dr. Esmerino de Soares de Carvalho, n 804, . Aeroporto. Fone: (62) 3212-4020.

    PSICOTERAPEUTAS CORPORAIS EM GOIÂNIA

    Davyson de Abreu Machado - Terapia corporal, tratamento de situações agudas de estresse e trauma e integrante do quadro de servidores do Programa Justiça Terapêutica do Tribunal de Justiça de Goiás. Atende na Clínica Avivar, situada na R. Santarém Qd. 242, Lt. 01, Casa 03 - Parque Amazônia - Goiânia. Fone: (62) 3945 1099.
    Mayara Cristina de Oliveira - Psicóloga graduada em Psicologia pela PUC-GO. Graduada em Core Energetics pelo Instituto de Core Energetics - Unipaz/DF. Graduada em Terapia Tântrica e Desenvolvimento da Sexualidade Humana pelo Atman Consciencia & Tantra – DF. Professora da Universidade JK em Brasília na pós-graduação em Terapia Tântrica e Desenvolvimento da Sexualidade Humana. Pratiticoner em Thetahealing. Desenvolvedora do Método TantraHealing no tratamento de crenças limitantes, padrões distorcidos da sexualidade e disfunções emocionais e sexuais. Atende na Plena Espaço Terapêutico / The Goods Challenge, situada na R. C228 esq. c/ C197 Nº1374 – 74290-100, Jardim América. Fone: (62)9633-2739


    PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM GOIÂNIA

    Luciana Moura Cançado - CREF:1598-G/GO - Especialista em Treinamento Desportivo e Personal Trainer para grupos especiais. (Crianças, idosos, cardiopatas e diabéticos). Fone: (62) 991252245


    FISIOTERAPEUTA E OSTEOPATIA EM GOIÂNIA

    Dra. Karoline Campos - CREFITO 244039F - Fisioterapeuta - Pós Graduada em Ortopedia e Traumatologia - Tratamento de dores crônica. Pós-graduanda em Osteopatia. Atende a domicílio e no Órion - Business & Health Complex, Av. Mutirão, 2653 - St. Marista, Goiânia. Contato: (62) 99988-7277.
    Dra. Eleika Dolores Paulino Silva Fisioterapeuta especialista em RPG. Fone: (62) 98500-0824.


    176 comentários:

    1. Boa tarde Dr. Frederico! Gostaria de saber se o senhor disponibiliza algum tratamento para emagrecimento na medicina ortomolecular. Grato!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, Rogério, dentro da prática ortomolecular temos uma abordagem específica para obesidade e que não utiliza medicações alopáticas, entretanto eu não tenho nada contra medicações alopáticas. inclusive as utilizo no ambulatório de nutrologia do SUS onde sou coordenador. Mas no consultório particular a maioria dos pacientes chegam querendo alternativas mais naturais às medicações alopáticas. Preferem fitoterápicos e suplementos. É importante salientar que contra-indico: termogênicos, dieta HCG e uso de hormônios com finalidade de emagrecimento (testosterona, oxandrolona), dietas ultra-restritivas.

        Excluir
      2. Boa noite, Dr. Atua com low carb?

        Excluir
      3. Sim Camila. Sou um dos médicos em Goiânia que utiliza da dieta Low Carb em pacientes selecionados, visto que é uma estratégia que não funciona para todos e a longo prazo os estudos mostram perda de peso semelhante entre o grupo que faz dieta apenas hipocalórica e o que faz dieta low carb. Aqui no blog tem um mega texto de minha autoria sobre Dieta Low Carb

        http://www.ecologiamedica.net/2016/10/dieta-low-carb-o-que-e-como-e-funciona.html

        Excluir
      4. Dr Frederico bom dia. meu nome e valdimar queria saber como fuciona a reposiçao hormonal bioidentica

        Excluir
      5. Não concordo com modulação hormonal bioidêntica. Também não trabalho com NENHUM tipo de reposição hormonal. Leia o meu texto inteiro e saberá qual a minha linha de tratamento.

        Excluir
    2. Boa Tarde!
      Tenho enxaqueca e como a alimentação tem grande influência no desencadeamento das crises, gostaria de saber se você conhece algum tratamento?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá BertaJunk

        Sim, tratamento convencional com neurologistas associado a acompanhamento nutricional com médico nutrólogo.

        Excluir
    3. Boa tarde!

      Só de curiosidade, o senhor concluirá a especialização em nutrologia quando? Tem previsão de voltar a atender em Brasília? Obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thiago, já conclui a especialização de Nutrologia pela ABRAN. Agora estou estudando pra prova de título que é em Setembro. Antes disso não tenho previsão de voltar a atender em Brasília. Portanto somente ano que vem. A maioria dos meus pacientes que eu atendia em Brasília estão vindo pra cá consultar. Todos os meses no último final de semana do mês, tiro o sábado para atendê-los, começo as 07:00 e vou ate as 20:00 atendendo os pacientes de Brasília e outras localidades, já que muitas vezes durante a semana fica complicado o deslocamento.

        Excluir
    4. Olá Frederico. Grato pela resposta!!! Não sei se este seria o local apropriado, mas como não tenho seu email ou contato, queria deixar duas sugestões de pauta para o seu blog ou insta (se pudesse opinar sobre esses temas):

      _ Teste de Intolerância Alimentar para 221 alimentos (Sabin-DF) é validado cientificamente ou mais um da série charlatanices?
      _ Jejum intermitente, procede a teoria que o fundamenta?
      Ex.: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

      Mais uma vez, muito obrigado!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thiago,

        Os testes de Intolerância alimentar, baseados em dosagem de IgG e IgG4 não são testes confiáveis e portanto sem validação científica pela Sociedade Brasileira de Alergologia e Imunologia (SBAI). Virou moda no consultório de nutricionistas e não possuem NENHUM tipo de validação científica. Não recomendo pois não há validação na literatura e na prática promove exclusão de alimentos importantes, de forma iatrogênica.

        Jejum intermitente é outro assunto sem validação cientifica. Pode promover perda de massa magra e favorecer episódios de hipoglicemia.

        Excluir
    5. Dr. Frederico Lobo, você usa a tecnica de atraves do exame de sangue diagnosticar quais os alimentos que traz inchaço ao corpo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Denise.
        Existem controvérsias sobre métodos diagnósticos para intolerâncias e alergias alimentares. Retenção hídrica (inchaço) pode ser um dos sintomas de intolerância alimentar ou alergia. Os testes para alergia são baseados em IgE e qualquer médico pode solicitar a IgE específica para o alimento que suspeita. Existem alergias que não são mediadas por IgE e aí apenas um alergistas (especialista em alergologista) saberá manejar corretamente. Os testes de Intolerância alimentar, baseados em dosagem de IgG e IgG4 não são testes confiáveis e portanto sem validação científica pela Sociedade Brasileira de Alergologia e Imunologia (SBAI). Virou moda no consultório de nutricionistas e não possuem NENHUM tipo de validação científica. A propedêutica para investigação de retenção hídrica deve ser feita por um médico, avaliando sistema renal, hepática, cardiopulmonar, linfático, venoso, avaliando todas as possíveis causas para essa retenção hídrica. Na minoria das vezes esse "inchaço" tem como causa a ingestão de alimentos. Att

        Excluir
    6. Dr. Frederico, Teria algum tratamento para Bronquite Alérgica Cronica ?

      ResponderExcluir
    7. Dr. Frederico,
      Tenho uma filha diagnosticada com TDAH. Não quero dar a ela a Ritalina. O senhor pode me ajudar? Trabalha em Brasília tanbém?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ritalina infelizmente continua sendo a melhor opção de tratamento. Não prescrevo porém não condeno meus amigos psiquiatras e neurologistas que prescrevem. Na ortomolecular e na nutrologia temos alternativas que podem ser associadas ao uso de ritalina. Como detecção de metais tóxicos que podem reduzir a capacidade cognitiva e de concentração da criança. Exclusão de alérgenos alimentares. Detecção de deficiências de vitaminas e minerais que podem favorecer redução da capacidade de concentração. Prescrição de aminoácidos e fitoterápicos que podem ser adjuvantes. Alem disso uma dieta com menos carboidratos refinados e açúcar pode ter e bons efeitos.

        Excluir
    8. Dr. Frederico,

      Venho mais uma vez tirar uma dúvida, se possível.

      Em recente post no instagram, o senhor afirmou que: “Recado especial para quem ronca e usa melatonina. Ela pode piorar a apnéia pois a mesma ocorre principalmente no sono REM e a melatonina prolonga o tempo de sono REM. Logo, mais apnéia e pior qualidade de sono”.
      Como tenho insônia e tomo agomelatina, um químico, grosso modo, com as mesmas funções da melatonina no organismo (agonista), ele poderia então causar esse mesmo efeito que listou de aumentar a apnéia?
      Desculpe a falta de conhecimento, mais pensava que o sono REM era o melhor estágio e quanto maior a quantidade, melhor para o organismo. Estou errado?

      Grato,

      Thiago

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thiago, pode sim. Tem que procurar um médico especialista em medicina do sono para que ele solicite uma polissonografia e verifique como o número de hipopnéias ou apnéias que você está tendo e verificar se a agomelatina pode estar interferindo nisso. O Sono REM é o estágio mais profundo de sono, é nele que vc sonha, essencial para um sono reparador. Por isso a melatonina pode ser arriscada quando utilizada em pacientes com apnéia, já que as apnéias ocorrem principalmente durante o sono REM.

        Excluir
    9. bom dia dr frederico gostaria de saber se o senhor trabalha com a dieta hcg.
      desde ja agradeço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Kelly, não trabalho e contra indico. Simplesmente por não ter o aval da endocrinologia e do Conselho Federal de Medicina. Além dos riscos de efeitos adversos.

        Excluir
    10. Dr. Frederico,

      Boa noite. O senhor trata de síndrome de fadiga crônica? Qual médico em Goiânia você recomendaria uma consulta particular? Tenho apresentado fraqueza constante após um quadro de virose e tosse noturna, vivo com a garganta inflamada, tenho refluxo/gastrite já constatados em endoscopia e um cansaço que não passa mesmo dormindo pelo menos 8 horas por dia. Esta situação tem me deixado ainda mais ansiosa.
      Aguardo retorno. Obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Wanessa, na ortomolecular tratamos sim síndrome da fadiga crônica. É uma avaliação minuciosa e que dá trabalho. São inúmeras etiologias para a síndrome.

        Excluir
    11. Olá! Gostaria de saber se o uso do DMSO está autorizado no Brasil e para qual tipo de tratamento ele é usado na ortomolecular. Segundo o FDA o seu uso terapêutico está autorizado somente em casos de cistite intersticial. Obrigada,
      Anderléia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ander, o uso é autorizado pela ANVISA e faz parte do arsenal da ortomolecular. Finalidade: ação antiinflamatória e cistite intersticial. Entretanto não utilizo em meus pacientes, devido o cheiro de pamonha que impregna o corpo durante 3 dias. Tenho amigos ortomoleculares que usam com bons resultados em pacientes com artrose. Eu como ex-acupunturista, opto por indicar acupuntura para os meus pacientes.

        Excluir
    12. Caro doutor e amigo,
      Você uma das pessoas mais fabulosas que já conheci. Grato por toda dedicação, amizade, ensinamentos. Um grande amigo e professor. Continue sendo este médico ético, honesto, médico de homens e de almas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É muito gratificante receber elogios de uma colega médica tão competente e especial como você, Dani. Nosso aprendizado é mútuo, aprendo te ensinando e aprendo com a sua experiência clínica. abraço

        Excluir
    13. Dr. já ouvi falar muito bem do seu trabalho aqui em Goiânia. Gostaria de fazer um check up para ver se estou com as vitaminas e minerais OK. Liguei na clínica e só tem vaga para daqui 3 semanas. Você não conseguiria um encaixe? Sou amiga da Elizabeth, sua paciente que mudou para Londres. abç Catarina Fonseca

      ResponderExcluir
    14. Parabéns pelas postagens. Blog com excelente conteúdo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado. Sao esses elogios que me motivam a continuar escrevendo.

        Excluir
    15. Moro em Florianópolis e gostaria de saber se o senhor poderia indicar um médico ou clinica na região de Santa Catarina / Paraná a fim de que meu filho possa se consultar e fazer tratamento ortomolecular em função de transtorno mental. Tanto Brasilia como Goiânia ficam distantes demais para dar sequência a um tratamento contínuo.
      Obrigado
      Sarovi

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Posso indicar em Porto Alegre o meu professor na parte de psiquiatria ortossistêmica: Dr. Juarez Callegaro. Excelente profissional.

        att

        Excluir
    16. Venho por meio deste espaço agradecer toda a dedicação que o senhor teve comigo ao longo desses 8 meses de tratamento. Fico feliz em ter alcançado meus objetivos e ter ganhado mais saúde. Que o senhor continue sendo essa pessoa cheia de virtudes. Coisa rara no mundo médico. Abraço

      ResponderExcluir
    17. Olá Doutor boa tarde sou Carla Nunes moro no interior da Bahia gostaria de saber se você realiza tratamento ortomolecular para crescimento do cabelo.Tenho um cabelo com pouco volume bastante fino e que não cresce, seria possível fazer tratamento ortomolecular para ele crescer?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carla. Sim. na ortomolecular SE a etiologia da lentificação do crescimento de cabelos e unhas tiver alguma causa ligada a deficit nutricional ou intoxicação por metal tóxico, a ortomolecular pode ser útil. Se for de causa hormonal, a ortomolecular não corrige, pois médico ortomolecular genuíno pode até detectar a alteração hormonal, mas não é o profissional mais habilitado para a prescrição de hormônios. Nesse caso deve procurar um endocrinologista titulado pela SBEM.

        Excluir
    18. Bom Dia Dr. Frederico,

      Minha filha foi diagnosticada com hipotireoidismo a 2 anos atras, a endocrinologista passou T4 para minha, e minha filha passa muito mal com o medicamento,e não quer fazer o uso do medicamento.....,A medicina ortomolecular trata esse problema?

      ResponderExcluir
    19. Quem trata corretamente alterações tireoidena é a endocrinologia. Procure um endocrinologista titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologi e Metabologia. Consulte no site do CFM antes se o medico é titulado. Não indico que vc consulte com os ditos medicos antiagings ou moduladores hormonais,

      ResponderExcluir
    20. Boa noite! Moro em Goiânia e achei seu site através de pesquisa e fiquei encantada com o texto claro e simples. Eu (ainda) não sei quais determinadas patologias podem ser tratadas com o auxílio de um ortomolecular; mas vamos lá: Sempre fui muito magra e comia exageradamente, e em 2012 no período muito curto de tempo, ganhei 14 kg. Com muito esforço e dieta consegui perder. Logo em seguida procurei uma endocrino, e fui diagnosticada como S.O.P. Tomo remédios controlados de dosagem hormonal há 8 meses. Eu emagreci, mas estagnei. E sinto que a quantidade exacerbada de medicamentos tem atrapalhado meu desempenho físico. Meu estado clínico é tratável com a medicina ortomolecular? Muitíssimo obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola. Grato pelos elogios. Bem, a ortomolecular assim como a nutrologia conseguem tratar alterações ligadas ao peso. Existem algumas estratégias nutricionais visando o rompimento do platô e com isso a retomada da perda de peso. att

        Excluir
    21. Bom dia Dr. Frederico, gostaria de saber se você realiza tratamento para Retocolite Ulcerativa + Colagnite Esclerosante Primária (ambas doenças auto-imune).

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não. A ortomolecular pouco pode auxiliar em doenças autoimunes.

        Excluir
    22. Dr. Frederico, você utiliza LDN (Baixas doses de Naltrexona) em alguns dos seus tratamentos ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não existe NENHUMA evidência científica sobre o uso de LDN. Pesquiso sobre isso desde 2007 e os estudos são fraquíssimos. Principalmente para HIV e doenças autoimunes. Portanto paciente meu não é cobaia e nao utilizo.

        Excluir
    23. Doutor Frederico o tratamento de ortomolecular indovenoso com ETDA, DMSO, L CARNITINA, L ARGININA, VITAMINA C, VITAMINA B6, Triptofano, sulfato de magnesio e soro fisiológico de 250 ml, desobstrui arteria com obstrução, e quais os benefícios deste tratamento.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Jair, NÃO existe evidências sólidas que essa composição possa auxiliar na desosbtrução de artérias com placa de ateroma ou que reduza a quantidade de cálcio intra-placa. O único estudo publicado sobre o tema, foi publicado ha 4 anos e ainda é inconclusivo. Nele foi utilizado apenas o EDTA. Pode ser que no futuro seja uma terapia de sucesso? Sim, mas até o presente momento não. Inclusive tal terapia é proibida pelo Conselho Federal de Medicina, conforme a resolução que regulamenta a prática ortomolecular.

        Excluir
    24. Caro Dr. Frederico, saudações, descobri a sua pagina apenas recentemente, estou lendo com muita atenção cada linha que o Dr. escreve pois gosto muito do seu trabalho e da forma ética que o sr. se posiciona, queria ler o seu texto sobre óleo de coco mas o sr. o retirou devido a ter mudado a sua concepção sobre o produto, poderia me dizer qual a controvérsia que encontrou em tal óleo? Pergunto pois sou consumidor de vitaminas, alimentos funcionais e sais minerais e o óleo de coco faz parte da lista dos produtos que utilizo no meu dia a dia. Agradeço antecipadamente a resposta.'.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Há um post no blog que explico. Mas vamos la. Não existe na natureza nenhum alimento com um teor tão alto de ácido láurico como o óleo de coco. O ácido láurico é também presente no LPS (substância produzidas por algumas bactérias) e gera um processo inflamatório, que pode aumentar o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doença cardiovascular. Isso já foi bem demonstrado em culturas de células humanas. Alguns pacientes apresentam bem-estar com o uso do óleo de coco e outros não. Ja vi paciente utilizar e os níveis de colesterol LDL subirem muito, assim como os de triglicérides. Na dúvida evito usar rotineiramente.

        Excluir
      2. Boa noite Dr Frederico, meu filho de 6 anos apresenta refluxo desde bebê, cerca de 20 episódios por dia. Consultamos vários médicos que sempre trataram a regurgitação em si, mas não a causa, utilizando medicamentos como motilium, label, digesan etc.
        Recentemente meu filho realizou o teste de intolerâncias por IGg, que acusou intolerâncias a vários alimentos. E li aqui que não é um exame reconhecido e confiável.
        A questão é que depois de tanto tempo buscando, ainda não conseguimos um diagnóstico e um tratamento certo para solucionar ou acabar com os episódios de regurgitação. O que me preocupa muito pois essa quantidade de ácido a longo prazo poderá trazer complicações.
        Portanto, gostaria de saber se você acha que poderia nos ajudar a encontrar uma solução para o problema. Ou se poderia me indicar algum médico ou especialidade em Brasília, Goiânia, São Paulo, ou aonde for para tratá-lo. Muitíssimo obrigada pela atenção

        Excluir
    25. Boa tarde Dr sua pagina é fantástica e muito esclarecedora, moro na cidade de Jataí e estarei tentando marcar uma consulta pelo que entendi a consulta não tem cobertura pela Unimed so os exames? Ja vi em um post acima que não ha tratamento para doença autoimune? Sou Portadora de Artrite reumatoide que ja me desencadeou varias problemas dentre eles a depressão que me prejudica muito a medicina ortomolecular pode me ajudar?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O tratamento da artrite reumatóide é com Reumatologista, apesar de eu atender inúmeros pacientes em parceria com reumatologistas. Do ponto de vida da ortomolecular, ela fará a avaliação de nutrientes, que muitas vezes estão diminuídos em decorrência do uso de corticóides ou imunomoduladores. Mas não vai atuar na causa base da doença.

        Excluir
    26. O sr. Recomenda algum ortomolecular em Formosa Goiás?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dr. Ronaldo Resende Luciano, excelente profissional. Fez pós-graduação comigo. Uma pessoa ética acima de tudo.
        Atendimento: Avenida Tancredo Neves, nº296 - Formosa - Goiás - Fone: 62-3631-1887

        Excluir
    27. Dr, o senhor acredita ou já teve pacientes reclamando da síndrome pós finasterida? Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Já e eu mesmo vivenciei. O que indico para esses pacientes é que procure um endocrinologista com boa experiencia em andropausa e um dermatologista que trabalhe com intradermoterapia com outras medicações (que não finasterida) ou fatores de crescimento capilar. Em Goiânia indico as dermatologistas que indico são Dra. Lana Bezerra e Dr. Lorena Dourado. Excelentes profissionais. Endócrinologista: Dr. Sergio Vêncio.

        Excluir
    28. O Sr recomenda algum ortomolecular em Brasília-DF?

      ResponderExcluir
    29. Moro em Cuiabá, pode indicar um médico ou clinica na região para que minha filha possa se consultar e fazer tratamento ortomolecular em função de fibromialgia.Tanto Brasilia como Goiânia ficam distantes para eventual sequência a um tratamento contínuo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dr. Waldirson Coelho em Cuiabá e Dr. José Roberto em Campo Grande.

        Excluir
    30. Excelente profissional. Nós aqui da Clínica Integrità de Gramado - RS sempre recebemos bons feedbacks dos pacientes que encaminhamos para o senhor. Parabéns pela atuação ética, íntegra e transparente.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agradeço mto os encaminhamentos. É uma honra trabalhar com profissionais do gabarito de vcs aí da Integritá e do Kurotel. Parabéns pelo brilhante trabalho que vcs estao desenvolvendo na medicina esportiva, nutrologia esportiva e medicina preventiva. Grande abraço

        Excluir
    31. Doutor, o Senhor trata baixa libido e problemas como falta de disposição???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola. Sim, trato baixa libido mas antes deve-se buscar a causa. Porém se há deficit de hormônios eu encaminho para um endocrinologista de minha confiança. Indisposição, cansaço, fadiga são as patologias que mais recebemos aqui na clínica. Trato sim.

        Excluir
    32. Boa noite , Dr Frederico Lobo. gostaria de saber o seguinte : sou fumante tem uns 12 anos e estou parando , porém quero saber se posso ir a um ortomolecular apenas para me destoxificar de toda carga de metais pesados e toxinas acumuladas nesses anos.
      muito obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você não precisa ir a um ortomolecular para detectar metais tóxicos. Isso é dever de qualquer médico, saber suspeitar e investigar metais tóxicos em pacientes com história de tabagismo. Já que no cigarro há alguns metais tóxicos na composição. As demais toxinas são de difícil "doseamento" e habitualmente não fazemos.

        Excluir
    33. Dr, Frederico


      Gostaria de saber se você pode ajudar com o seu conhecimento em nutrologia um paciente diagnosticado com cancer do ovario. grato

      ResponderExcluir
    34. Dr Frederico a Ortomolecular trata sintomas da depressao cansaço prostraçao fadiga

      ResponderExcluir
    35. Dr Frederico gostaria de saber qual dieta você indica para os seus pacientes que querem emagrecer?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Carmelita, meu trabalho com obesidade é diferenciado. Como fiz curso de Coach de Emagrecimento e curso de Nutrition Coach com a Isis Moreira (http://www.isismoreira.com/) aprendi algumas técnicas na hora de escolher a dieta. O paciente fica com a responsabilidade de escolher a dieta que mais o agrada e que ele se adaptará. Toda dieta leva a perda de peso, o problema é a adesão a longo prazo. Aplico um questionário de 16 páginas no paciente, no qual ele lerá todas as opções de dietas, prós e contras e com isso ele escolhe a que melhor o atrai. Claro que eu posteriormente oriento se de acordo com os exames laboratoriais e o que foi relatado na consulta, aquela é uma dieta viável. Trabalho com vários nutricionistas e de todas as linhas. Eu preferencialmente gosto da Abordagem Low Carb (abomino a cetogênica), Jejum intermitente. Caso seja necessário utilizo medicações para emagrecimento mas na maioria das vezes não. Afirmo categoricamente que a maioria dos pacientes não precisam de medicação. Falo isso com base no Ambulatório de Nutrologia que coordeno no SUS. São 85 pacientes por semana, ou seja, praticamente 4 mil pacientes por ano. A maioria sem condições financeiras, ou seja, sem condições de comprar medicação. Emagrecem com dieta, atividade física e o principal: mudança nos hábitos de vida e na forma de se relacionar com a comida.

        Excluir
      2. Olá dr. Como posso buscar a consulta em Aparecida via SUS? Moro aqui. Estou com fadiga, cansaço em excesso, tive uma crise de hipertensão e estou engordando muito mesmo tentando fazer exercícios (115kg 1,79mts - 15kg em menos de 1 ano). Esposa grávida... Desempregado... Ansiedade a mil rs. Preciso mudar meus hábitos e estou perdendo o controle. Agradeço desde já pela atenção.

        Excluir
      3. Olá Ricardo. No SUS eu trabalho apenas com Nutrologia clínica, ou seja, as condutas baseadas em prática ortomolecular, assim como investigação não ocorrem la. São consultas bem mais rápidas, visto que preciso atender 85 pacientes por semana. Para se consultar por la: 1º - vc precisa ter cartão SUS de Aparecida. 2º - vc precisa passar pelo clínico geral, explicar os sintomas ele avaliará se deve ou não encaminhar seu caso para o ambulatório de Nutrologia. 3º - Caso o clínico geral te encaminhe pro ambulatório de nutrologia, vc deverá aguardar sua vez, em média a fila de espera para novas consultas é de 6 a 8 meses. Os retornos em média 2 meses. att

        Excluir
    36. Bom dia Dr. Frederico, gostaria que me indicasse um médico nutrólogo e um neurologista, pois lendo as mensagens, vi que vc recomenda um médico neurologista convencional com o nutrólogo para tratar de enxaquecas. Obrigada

      ResponderExcluir
    37. Boa noite. Dr. O senhor faz aplicação venosa de aminoácidos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Poucos casos realmente precisam dessa infusão. Portanto não faço. Mas há médicos em Goiânia que fazem. Sei prescrever pois fiz curso de Imersão em Terapias endovenosas durante minha formação, mas como vejo pouca aplicabilidade não faço. De terapia endovenosa só prescrevo Noripurum (ferro) e quelação com EDTA (no contexto de intoxicação crônica por metais tóxicos).

        Excluir
    38. Boa tarde Dr. Frederico? Gostaria de saber se o doutor trata pessoas com cistite intersticial? Relacionado a dietas e medicamentos mais naturais q possa aliviar os sintomas da cistite intersticial.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não. Os meus pacientes nefropatas e com alterações urológicas encaminho para um grande amigo, que é Nefrologista e Nutrólogo, o Dr. Rodrigo Costa. Ele atende em Goiânia, no Edifício NASA, Sala A-46 - Av.136 n.761 (Setor Marista). Fones: 62-98409626 ou 62-32425441

        Excluir
    39. Caro Doutor Frederico sou moradora de Aparecida de Goiânia e já estou ha 9 meses aguardando uma consulta com o senhor. Meu caso é grave. Estou com obesidade mórbida e preciso da sua ajuda. Fui ontem até o clínico geral e pedi um novo encaminhamento porém ele negou ja que meu nome ja ta no sistema aguardando. Tem alguma coisa que eu possa fazer para que minha consulta saia mais rapido?Não tenho condições de pagar os 450 no consultório particular. Meu nome é Monique Melo Souza, tenho 30 anos e moro no bairro independência mansões

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Monique, infelizmente nada posso fazer. A fila de espera é grande porque só tem eu de médico (concursado) no ambulatório de Nutrologia. O quantitativo de consultas semanais foi alterado recentemente para 85 pacientes e mesmo assim a fila continua grande.

        Excluir
    40. Bom dia, caro Doutor Frederico, tenho pressão alta e fui ao médico ortomolecular e o mesmo passou a dosagem de ferritina, pois o mesmo disse que existe uma correlação clínica do aumento da ferritina com a hipertensão arterial? Tenho 56 anos de idade. Gostaria de saber dessa relação e onde encontrar trabalhos relacionados ao tema, obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A ferritina é uma proteína de fase aguda e na vigência de processos inflamatórios pode se elevar. Ou seja, é totalmente inespecífica, mas pode nos direcionar na investigação. O correto é vc solicitar ao seu médicos os estudos que embasam a afirmação dele. att

        Excluir
    41. Dr. Frederico, gostei muito da sua conduta aqui descrita. Há muito modismo e as redes sociais nos entopem de informações muito difíceis de avaliar pra quem é leigo. Profissionais médicos passam hormônios, lugol e testes sem respaldo científicos o tempo todo e como leigos fica difícil avaliar. Pena que moro longe...conhece algum médico de sua confiança em Fortaleza-CE? Obrigada e parabéns

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola, grato pelo elogio. Não conheço. Mas falou que é modulador hormonal ou nutrólogo e não tem título: FUJA ! Médico bom não usurpa o que é competência dos outros.

        Excluir
    42. Dr Frederico , gostaria de saber do tratamento para infertilidade.Tento engravidar há 1ano, tenho 43anos, e nada foi diagnosticado de errado , todos os exames feitos e nada de errado constatado, nem comigo nem com meu esposo ! O que se pode fazer na ortomolecular??
      Desde já obrigado pela atenção!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ortomolecular nesses casos apenas busca intoxicação por metais tóxicos: chumbo levando a falência ovariana precoce.

        Excluir
    43. Dr. Boa tarde! Por favor, qual o valor de sua consulta? Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. No fone 62-3941-2998 minha secretária pode informar o valor. att Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    44. Olá! Gostaria de saber sua opinião sobre o 5htp. Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Há pacientes que respondem e outros não. É um suplemento altamente arriscado para pacientes de transtorno bipolar pelo risco de ciclagem maníaca e interação com estabilizadores de humor. O que tenho observado ao longo de 12 anos é que a potência em aumentar serotonina é baixíssima e o efeito geralmente é mais ansiolítico leve. Pacientes com suspeita de alteração na produção endógena de serotonina ou na recaptação devem procurar tratamento médico a fim de evitar maiores complicações. É um suplemento que acho inadmissível qualquer outro profissional da área da saúde prescrever a não ser médicos. Antigamente nutricionistas não podiam prescrever e hj prescrevem griffonia. Já atendi inúmeros casos de pacientes que tiveram ciclagem maníaca por uso de 5HTP prescrito por nutricionistas.

        Excluir
      2. Muito grata pela resposta!

        Excluir
    45. Dr. Frederico fiz um exame com meu gastro e acusou intolerância a frutose. Mas li no seu blog que esse exame no sangue não é confiável. Essa doença tem cura?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O exame não é confiável. Tanto é que atualmente não solicito para os meus pacientes. Um excelente exame nesse caso é o Teste de hidrogênio expirado que infelizmente os planos não cobrem. Vale para lactose, sacarose e frutose.

        Excluir
    46. Dr. Frederico você faz uso de suplementação de iodo inorgânico (lugol5%)?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não e abomino esse tipo de conduta. Há pelo menos 5 posts aqui no blog condenando esse tipo de conduta. Já cansei de receber inúmeros "sequelados" por esse tipo de conduta e que tive que encaminhar para meus amigos endocrinologistas resolverem. Portanto quando me perguntam sobre o tema, respondo: Contraindico totalmente.

        Excluir
    47. Dr Frederico porderia explicar melhor os motivos do senhor ser contra a modulação hormonal bioidentica. Tenho visto muitas pessoas usando e cheguei aos 40 agora, quero fazer mas tenho medo. Poderia falar mais sobre o assunto ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Percília ha inúmeros posts aqui no blog explicando os motivos.
        1º pq é algo proibido pelo Conselho Federal de Medicina e a prática configura infração ética.
        2º pq várias sociedades médicas de todo o mundo já se posicionaram contra esse tipo de prática. Não mostrando superioridade à terapia hormonal convencional, além disso os hormônios manipulados na minha opinião não tem o mesmo controle rigoroso ao qual a industria farmacêutica é submetida.
        3º pq desde 2012 tenho atendido no consultório inúmeros pacientes com sequelas de tais terapias, ou seja, praticamente semanalmente tenho que encaminhar os pacientes para meus amigos endocrinologistas, urologistas e ginecologistas.
        4º Os maiores especialistas em hormônio do mundo se posicionam contra esse tipo de prática. Uso de terapia antienvelhecimento, uso de GH para pacientes sem deficiencia, uso de testosterona para pacientes sem sintomas e com niveis normais ou próximos do limite inferior.
        Dê uma olhada no blog e em www.ecologiamedica.net que encontrará um vasto material explicando os motivos de não se tratar com esse tipo de terapia.

        Excluir
    48. Doutor sugiro um post sobre as controversias do uso de DHEA. Quero usar mas tenho medo. Também sugiro sobre uso de t3 em quem hipotiroidismo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ja tem post sobre DHEA e sobre T3. A reposição com T3 só beneficia os pacientes que possuem polimorfismos genéticos na enzina que converte T4 pra T3. A literatura fala em 13% até 20% da população portadora de Hipotireoidismo. Logo, a prescrição de T3 está contraindicada pelos endocrinologistas. Assim como a solicitação de rotina de T3 total e T3 livre não é recomendada: http://www.drfredericolobo.com.br/2016/07/posicionamento-oficial-da-sociedade.html

        Com relação ao DHEA é uma faca de dois gumes. Primeiro que as dosagens não são confiáveis, segundo que na cascata de biosíntese, ele pode se desdobrar em testosterona, estrona e estradiol. Logo é uma incerteza a sua prescrição. Há poucos trabalhos bem conduzidos mostrando seus benefícios. Na prática recebo varias pacientes em uso iatrogênico de DHEA e com queda de cabelo. Sou frontalmente contra a sua prescrição.

        Excluir
    49. Dr Frederico vc conhece algum medico ortomolecular em goiania que trabalhe com ozonioterapia? li que vc não trabalha mas tambem li em diversos sites os beneficios do ozonio. li que no meu caso, pra hernia de disco pode ser bom. se tiver alguem pra indicar ficarei grata

      ResponderExcluir
    50. Ola Herminia, a ozonioterapia é uma terapia bastante promissora, há diversos trabalhos publicados em todo o mundo, sendo utilizada no sistema público de saúde de alguns países da Europa. PORÉM ela ainda não é reconhecida como prática médica pelo Conselho Federal de Medicina, sendo considerada uma técnica experimental. Sendo assim mesmo que eu conhecesse profissionais que trabalham com ozonioterapia em Goiânia, não poderia te indicar, visto que é uma prática proibida pelo conselho. att Dr. Frederico Lobo

      ResponderExcluir
    51. Oi doutor bom dia! Tenho uma lesao no joelho esquerdo ha um ano já e quero fazer o tratamento com prp... vc trabalha com esse tratamento ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esse tratamento até onde sei é PROIBIDO no Brasil, até o momento. Portanto não trabalho

        Excluir
    52. Boa tarde! Gostaria de saber sobre acompanhamento de crianças obesas. Já tentei com vários profissionais ... Endocrinologistas, nutricionista, psicólogos.. mas não obtivemos resultados satisfatórios. Ele tem 12 anos e é extremamente ancioso.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Apenas no ambulatório do SUS. No particular prefiro atender adultos. Geralmente encaminho para a Dr. Renata Machado - Endocrinopediatra.

        Excluir
    53. Bom dia meu nome e Nilfo estou com problema zumbido já fui avaliado por três médicos e não resolveu tenho 50 anos ,será que preciso de reposição hormonal?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não. Vc precisa de um BOM otoneurologista. Te indico um colega chamado Eduarley. Att

        Excluir
    54. Olá! Gostaria de saber se há alguma pesquisa que mostra relação entre o uso de antidepressivos por tempo prolongado e o surgimento de problemas cognitivos (alterações na memória, raciocínio etc.) e até demência com o passar dos anos. Agradeço desde já!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Viviane essa é uma dúvida comum no consultório. Até onde sei, não existe essa correlação. Pode existir com benzodiazepínicos, mas com antidepressivos em especial os inibidores seletivos de recaptação de serotonina não há estudos conclusivos. O que tem se falado mto é de uma possível relação entre o uso na gestação e maior incidência de autismo. Mas nada conclusivo.

        att

        Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    55. Dr Frederico eu li sobre ozonioterapia e gostaria muito de usar pois vi que há boas indicações no meu caso. Onde encontro pra fazer em Goiania?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Samanta infelizmente a ozonioterapia é proibida pelo Conselho Federal de Medicina. Não sei quem trabalha com esta prática em Goiânia.

        att

        Excluir
    56. Dr eu estou com um encaminhamento com o senhor desde setembro de 2016 e o 0800 ainda não me chamou. Uma amiga pegou o encaminhento em novembro e já conseguiu consultar. Pq está demorando tanto? Nao é no consultorio particular, é no ambulatorio de nutrologia no SUS de aparecida. Meu nome é Marcela Ramos Helou.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Marcela

        Infelizmente a fila de espera no ambulatório está grande. Nos casos mais urgentes estou solicitando que os clínicos ou especialistas que encaminham, coloquem no canto superior do encaminhamento: URGENTE.
        Muitos pacientes estão abandonando o tratamento pois também não consegue agendar o retorno, pois esse é feito somente presencialmente la no Centro de Atendimento Ambulatorial. Fico de mãos atadas. Ninguém que trabalha com nutrologia quer atender la, devido a alta demanda e pelo fato das patologias serem de difícil tratamento. Pra você ter uma noção, estou atendendo 85 pacientes por semana, somente no ambulatório.

        Att

        Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    57. Doutor Frederico, parabéns pelo blog. Material de excelente qualidade. São raros os profissionais hoje em dia que são tão transparentes como o senhor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Grato pelo elogio. O conhecimento está aí para ser utilizado, aplicado em prol da humanidade. Apenas oriento que cada profissional deve respeitar os limites da sua graduação. Continue visitando o blog que sempre posto novidades.

        att

        Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    58. Doutor, parabéns pelo blog, tenho disbiose intestinal e por consequência fibromialgia, com dores e queimações migratórias por todo corpo. Sou de SP, o sr. teria como indicar algum profissional focado no tratamento da disbiose aqui em SP? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Marco

        Indico a Dra. Tatiana R. Reimão - CRM-SP 109129. Médica, especialista em pediatra e nutrologia (especialista titulada pela ABRAN - RQE Nº: 63880), atuante em prática ortomolecular (FAPES-SP). É pioneira (Brasil) no serviço de atendimento domiciliar, com checagem nutrológica e de possíveis contaminantes ambientais. É a profissional que mais indico aqui no blog para o pessoal de São Paulo. Fone: (11) 99629-2480

        Grato pelo elogio. Continue visitando o blog.

        Att

        Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    59. Olá, doutor! Gostaria de saber se com auxílio da Medina ortomolecular posso diminuir a frenquencia de crise de sinusite? Estou tomando antibióticos há um mês e melhorou muito pouco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Juliana
        A nutrologia pode auxiliar buscando déficits nutricionais que podem levar a uma redução da atividade do sistema imune. Além disso fatores comportamentais podem favorecer sinusite de repetição. O uso de antibióticos é importante porém deve-se repor a flora intestinal após um ciclo de antibióticos.

        Att Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    60. Olá dr. Frederico, meu pai foi recentemente diagnosticado com Parkison aos 80 anos, porém não se adaptou ao medicamento recomendado. Há algo na medicina ortomolecular/nutrologia que possa melhorar a qualidade de vida dele já que os sintomas são discretos e ele já decidiu não tratar com a terapia convencional.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu recomendo que ele trate com a terapia convencional. Parkinson e Alzheimer são doenças que a ortomolecular não auxilia em quase nada, principalmente em estagios mais tardios. Recomendo que procure um bom neurologista em sua cidade.

        Excluir
    61. Olá, dr. Frederico! A minha duvida é sobre a síndrome dos ovários policísticos, o senhor acompanha e faz algum tratamento alternativo ao anticoncepcional?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Somente a parte nutricional, checagem de nutrientes e possíveis metais tóxicos. O Uso do contraceptivo e acompanhamento com ginecologista é fundamental.

        Excluir
    62. Boa tarde Dr. Frederico,

      Por acaso o Sr. atende em outros municípios? Resido em BH e gostaria muito de me consultar com o sr. O médico que o Sr. indicou (Rafael Leal), ao que parece, não está mais atendendo. Tem algum outro para indicar? Muito obrigada. Camila

      ResponderExcluir
    63. Obrigada pelo retorno. Por acaso o Sr. realiza consultas via Skype?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não. E o médico que faz isso está cometendo infração ética, pois consultas não-presenciais são expressamente proibidas pelo Conselho Federal de Medicina.

        att

        Excluir
    64. Boa noite Dr. Frederico,
      Peço a gentileza de responder a algumas perguntas, desde já agradecendo a atenção;
      1 - o exame de cortisol salivar é confiável?
      2- qual o melhor tratamento para a fadiga adrenal? Hidrocortisona, cortisol biodentico?
      3 - altas doses injetáveis de vitaminas e aminoácidos são eficazes?
      Grata
      abçs
      Camila

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não existe fadiga adrenal, o que existe é Insuficiência adrenal. Diagnóstico esse que deve ser dado por médico ENDOCRINOLOGISTA. Para insuficiencia adrenal não adianta usar vitaminas e minerais. O tratamento se dá com corticosteróides. Sendo tal patologia uma condição infrequente. Há no blog mais de 10 textos sobre a falácia denominada fadiga adrenal

        Excluir
      2. Eu fui enganada com esse dianóstico de fadiga da adrenal. um médico malandro inventou de falar que minha adrenal estava detonada e me passou essa hidrocortisona. Eu fiquei inxada, minha pressão subiu e o açúcar também. Até que um endocrinologista que tambem é nutrologo me deu o diagnostico certo.

        Excluir
    65. BOM DIA Dr FREDERICO!ESTOU ENCANTADA COM TANTOS ESCLARECIMENTOS ÚTEIS.PARABÉNS!GOSTARIA DE COMPARTILHAR QUE POR VOLTA DE UM ANO ATRÁS TIVE ALGUNS EPISÓDIOS DE PANICO E FUI MEDICADA,A PRINCIPIO COM LUVOX,MAS NAO ME ADAPTEI POIS SENTIA MUITA FALTA DE AR.MINHA PSIQUIATRA TROCOU PELO LEXAPRO 15 MG,MADICAÇAO QUE AINDA FAÇO USO DIÁRIO PELA MANHA MAS NAO ESTOU SATISFEITA ,VISTO QUE NUNCA FIQUEI TÃO FAMINTA NA VIDA... O PANICO SE FOI,MAS ME SINTO MAIS INFELIZ,SEM PROPOSITOS,ENFIM,DEPRESSIVA...ALÉM DISSO ,ESSA SEMANA DOSEI MINHA SEROTONINA E DEU 4,75,OU SEJA BAIXISSIMA!CONCLUO ASSIM(não sei se erroneamente)QUE A MEDICAÇAO NAO ESTA CUMPRINDO SEU PAPEL..NÃO QUERIA FICAR PRESA A MEDICAÇOES ALOPÁTICAS VISTO Q TENHO 37 ANOS.O SENHOR TRATA DE DEPRESSÃO E AFINS?? COMO MINHA SEROTONINA ESTÁ BEM BAIXA NÁO SERIA INTERESSANTE A SUPLEMENTAÇAO COM 5HTP E OUTROS?POR FAVOR,GOSTARIA DE SABER O QUE ACHA A ESSE RESPEITO E SE EU SERIA UMA PACIENTE SUA,EM POTENCIAL. DESDE JÁ AGRADEÇO!PRECISO DE AJUDA.. NÃO AGUENTO MAIS ACORDAR "FILOSOFANDO"SOBRE OS PORQUES DE VIVER..AFFF

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola, bom dia. Todos os meus pacientes com depressão faço OBRIGATORIAMENTE atendimento em conjunto com um amigo psiquiatra, coordenador da residência de Psiquiatria da UFG: Dr. Murilo Caetano (Clínica Holus) http://muriloferreiracaetano.blogspot.com.br/

        Pq isso? Pq o médico que se diz praticante de ortomolecular ou de nutrologia, se ele alegar que apenas tratamentos "naturais" são capazes de controlar depressão está mentindo. Há quase 10 anos acompanho pacientes assim e te digo com convicção, que somente medicações combinadas com mudança no estilo de vida e na alimentação é que geram bons resultados.

        A dosagem sanguínea ou urinária de serotonina é uma das maiores bobagens já criadas. Nem de longe reflete os níveis reais de serotonina na fenda sináptica. Até pq plaqueta, intestino e outros órgãos produzem serotonina. Assim como alguns tumores. Já cansei de ver pacientes bem, utilizando inibidor seletivo de recaptação de serotonina e quando era dosado serotonina no sangue os níveis estavam baixíssimos.

        Caso queira consultar eu faço a abordagem nutrológica e o Murilo a abordagem psiquiátrica. Mas a melhor combinação: psicoterapia associada a psiquiatria e nutrologia. att

        Excluir
    66. Boa tarde Dr. Frederico, minha irmã sofre de disbiose intestinal. Você indicaria um médico com foco nesse problema, aqui em Brasília? Grata

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Andreia. Médico não. Mas indicaria a Nutricionista Neide Torres. Que está na sessão: profissionais que indico. Excelente profissional.

        Excluir
    67. Dr. Frederico Lobo eu queria marcar uma consulta com o senhor, mas não tenho condições de pagar particular.Já tentei pelo sus de aparecida mas o senhor só atende quem mora em aparecida e eu moro em Gyn. O senhor nunca pensou em atender planos de saúde? Assim ajudaria mais pessoas, principalmente aquelas que não podem pagar. grande abraço de uma fã do seu blog.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Infelizmente é impossível eu atender um paciente com qualidade por 50 reais. que é o valor que alguns planos pagam para o médico. Se eu for atender plano, provavelmente eu pagarei para trabalhar. E sinceramente não fiz 6 anos de medicina, 3 pós-graduações, inúmeros cursos, para pagar pra trabalhar. Acho que o trabalho do médico e de qualquer outro profissional deva ser valorizado. Explique-me como ficarei 1 hora a 1 hora e meia na primeira consulta, mais 1 hora no retorno, por 50 reais. Impossível. Sem contar que os planos de saúde cerceiam o exercício da medicina. Ameaçando o médico de descredencia-lo do plano caso ele esteja solicitado exames que julga necessário mas o plano não. Já está passando da hora de Goiânia abrir um ambulatório de nutrologia. O problema é que os nutrólogos de Goiânia não querem atender no SUS. Já que ganham infinitamente mais no particular. Eu sinceramente, faço o ambulatório do SUS pelos aspectos científicos, pois é uma gama de doenças diferentes e assim posso auxiliar várias pessoas. abraço e grato pelo elogio ao blog.

        Excluir
    68. Meu pai tem 77 anos é diabético a anos e está sofrendo muita dor nos nervos, foi diagnosticado com neurite, já foi em vários médicos mas sem resultados, vc trata esse caso?

      ResponderExcluir
    69. Olá estou estudando para concurso porém estou com muita dificuldade de concentração pouca memória e muito sono durante o dia. Estou na dúvida de busco ajuda psicologia ou ortomolecular.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tenho experiência com concurseiros. Discordo totalmente do uso de medicações psiquiátricas com finalidade de melhorar rendimento em pacientes não-doentes. Utilizo em meus pacientes nootropicos, fitoterapicos e mudanças nos hábitos de vida (inclui alimentação e estilo de vida). Além de técnicas de relaxamento para fixar melhor a memória e reduzir o estresse

        Excluir
    70. Boa noite. O que o senhor indica como tratamento para os problemas da menopausa? Ex: valores, ressecamento, problemas hormonais e ósseos. O senhor trata desses problemas em sua clínica? Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá

        O diagnóstico do distúrbio hormonal eu até posso fazer. Mas o tratamento não, pois na maioria das vezes quando há déficit do hormônio é necessário fazer reposição. Como não prescrevo hormônio (já que não fazem parte do arsenal terapêutico da Nutrologia ou da Ortomolecular) encaminho para ginecologistas da minha confiança ou endocrinologistas.

        GINECOLOGISTAS EM GOIÂNIA DA MINHA CONFIANÇA:
        Dra. Ângela Lobo - Médica Ginecologista, Obstetra e sexóloga - Av T61, N 298, Clínica Genesis, St Bueno. Goiânia - GO. Fones: (62) 3259-3588 e 3259-4676.
        Dra. Lívia Martins Carneiro - Ginecologista com abordagem fitoterápica - 3204-4711
        Dra. Roberta Lobo - Médica Ginecologista e obstetra. 3225-3193 e 3223-5224
        Dra. Jordana Lobo - Médica Ginecologista e obstetra. Maternidade Amparo - Av. T-12, 280 - St. Bueno, Goiânia - GO, Fone: (62) 3281-6006.

        ENDOCRINOLOGISTA EM GOIÂNIA:
        Dra. Natalia Jatene. Médica endocrinologista. Rua João de Abreu, nº 192, sala 97-b, Ed. Aton, St. Oeste. Fone: (62) 32817799

        Excluir
    71. Bom dia. hoje, procurando um artigo que falasse sobre medicina ortomolecular X Esquizofrenia, encontrei sua página. Tenho uma página no facebook com mais de 32.000 seguidores onde abordo justamente sobre transtornos mentais, em particular, a Esquizofrenia. Sou apenas uma mãe, mas já tenho comparecido (a convite dos psiquiatras) em simpósio e congressos, inclusive participando de mesas redondas. Tenho também dois grupos que oriento, um para mães e cuidadores e o outro apenas para pessoas com Esquizofrenia. No grupo de mães, uma me questionou se alguém havia feito tratamento paralelo da psiquiatria com ortomolecular, foi qdo cheguei aqui à sua página. O que o senhor poderia me orientar a respeito? inclusive, tenho mães que residem em Goias e costumo indicar médicos. Fico no aguardo de seu retorno. Obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sarah desde a década de 70 alguns pesquisadores (Abram Hoffer, um dos pais da ortomolecular) tentaram utilizar doses altas de Vitamina B3 para tratar esquizofrênicos. As respostas são heterogêneas. Hoje em dia com todo arsenal de antipsicóticos no mercado, com redução dos efeitos colaterais, eu se tivesse um filho ou paciente com esquizofrenia, orientaria o acompanhamento com um bom psiquiatra e a manutenção por toda vida com uso de antipsicóticos. Algumas medidas comportamentais tem mostrado benefícios na redução dos sintomas psicóticos, como atividade física aeróbica regular, redução da ingestão de adoçantes artificiais, redução do consumo de gorduras trans e de gorduras saturadas (existe toda essa polêmica em torno das gorduras saturadas mas na área da psiquiatria os estudos mostram piora de sintomas com o consumo delas), aumento do aporte de gorduras poliinsaturadas em especial fontes de DHA, aumento do consumo de ácido graxo oléico (azeite), redução drástica no consumo de carboidratos refinados e açucar. Dormir mais cedo e ter pelo menos 8h de sono. Evitar obesidade pois amplifica a "inflamação cerebral subclínica" que acompanha alguns transtornos psiquiátricos. Agora falar que tem alguma vitamina ou mineral que poderia fazer isso, não concordo. Por isso digo que não trato esquizofrenia e encaminho todos meus pacientes pro Dr. Murilo Caetano aqui em Goiânia. Se surgir alguma deficiencia nos exames laboratoriais aí trato, mas garantir que essa deficiencia pode estar piorando o quadro, eu não garanto. Temos que ser honestos com os pacientes.

        Excluir
    72. Boa tarde!DEpois q tive minha filha engordei muito..ja fiz várias dietas e até tomei remédio pra emagrecer,Mas emagreço muito pouco e engordo tudo novamente..e o q mais acho estranho e q como muito pouco mas não consigo perder peso..o Dr trata casos assim? Obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, é o que mais recebo no consultório e no ambulatório do SUS. Por semana uma média de 30 a 40 pacientes assim.

        Excluir
    73. Boa noite Dr. Frederico! Fiz redução do estômago com o Dr. Adriano da Obesigastro e emagreci 35 kg em dois anos. Estou me sentindo muito bem, mas lendo sobre o que o Sr trata e sobre Detoxicacao de metais pesados e outros, fiquei preocupado! Estou querendo consultar com o Sr ( eu, minha esposa gestante e minha filha de 4anos). O Sr trabalha com iodo inorgânico se for necessário?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não. Não prescrevo Iodo pois ja temos em excesso na nossa alimentação. Raros casos precisam de suplementação de Iodo.

        Excluir
    74. Caro dr. Frederico, a minha filha foi diaguiosticada como intolerante a frutose e lacatose, o senhor trata disso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Sim, trabalho com todas as intolerâncias alimentares. att

        Excluir
    75. Dr Frederico estou gestante de 6 semanas, a minha obstetra disse que seria legal eu passar em acompanhamento nutricional com um nutrólogo ao invés de ir em nutricionista. O senhor trabalha com essa parte?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ha 6 anos tenho um programa de acompanhamento para gestantes e trabalho em parceria com uma nutricionista especialista em nutrição materno fetal. Eu faço a investigação dos déficits, forneço um e-book que elaborei para as minhas gestantes, faço a suplementação necessária e encaminho para que a nutricionista elabore o plano alimentar. att

        Excluir
    76. Boa tarde Dtr. Frederico!
      Encontrei seu contato em um site relativo a Low Dose Naltrexone (LDN). Em uma breve consulta a seu blog, vi em um de seus comentários de fevereiro de 2016 que o senhor desde 2007 pesquisa sobre o produto e não encontrou estudos que comprovassem a eficacia do medicamento e portanto não o indicava. Atualmente o senhor continua nesta linha?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola. Não acredito em LDN. Eu inclusive queria saber o motivo desse site estar me indicando. Ja tive que devolver o dinheiro de mais de 10 pacientes que foram consultar querendo esse tipo de tratamento.

        Excluir
    77. Doutor Frederico moro em Goiania e ja acompanho seu trabalho ha alguns anos e queria muito marcar consulta contigo. Varias amigas tratam e ja trataram com o senhor e falam muitíssimo bem do atendimento. Infelizmente não tenho condições financeiras no momento e não tenho plano de saúde. Como faço para conseguir uma consulta pelo SUS, pois queria muito ser sua paciente. grande abraço Paeda

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Paeda,
        O Serviço de Nutrição e Nutrologia do Centro de Atendimento Ambulatorial de Aparecida de Goiânia é reservado apenas para os pacientes de Aparecida de Goiânia. Goiânia ainda não conta com um ambulatório de Nutrologia. Fico feliz que as pessoas falem bem e gostem do meu trabalho. Diga as suas amigas que elas me inspiram a continuar meu trabalho. Espero que em breve você tenha condições financeiras para consultar.

        att

        Dr. Frederico Lobo

        Excluir
    78. Doutor
      O senhor tem experiencia com pacientes com queda de cabelo ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. sim quando é de causa nutricional. Nos demais casos encaminho para os seguintes dermatologistas:

        Dra. Lana Bezerra - Médica Dermatologista (titulada pela SBD), Mestre em Dermatologia e Doutoranda. Atende na clinica Digestive - Fones: (62) 3942-76-76 e 98146-7177.
        Dr. Jules Rimet Borges - Médico Dermatologista (titulado pela SBD) e professor na Faculdade de Medicina da UFG. Atende na clínica Humani - Fone (62) 3204-4711.

        Excluir
    79. Duas dúvidas: trabalha com crescimento infantil (concomitante ao tratamento com endocrinologista)? E com paciente com problemas sérios de circulação e ulcera varicosa (angiologista nao recomenda cirurgia devido à gravidade), o tratamento nutricional ajuda nesses casos?

      ResponderExcluir
    80. Crescimento infantil sim. Geralmente encaminho para fazer a parte endocrinológica com uma amiga endocrinopediatra (Dra. Renata Machado). úlcera varicosa não tenho experiência. att

      ResponderExcluir
    81. Boa tarde Dr.preciso de um tratamento para emagrecer já faço dieta lowcarb porem perco só de 2 a 3 kilos e não consigo manter o peso tem alguma fórmula manipulada que o senhor pode me passar quando eu for na consulta pessoalmente moro no interior e tenho que agendar para ir aí

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola,

        Cada caso é um caso. Talvez vc não responda a dieta low carb. Somente após uma avaliação minuciosa que poderei dar um parecer. Depois leia esse texto em meu site: http://www.nutrologogoiania.com.br/doencas-e-a-nutrologia/obesidade/

        Excluir
    82. Bom dia Doutor,
      Gostaria de saber se o senhor trabalha com disbiose intestinal. Vi que o senhor é nutrólogo e ortomolecular, recentemente fui a um que dizia ser as duas coisas aqui em Goiânia mas não gostei da consulta e nem das condutas. Se sim, como agendo consulta? Atende Ipasgo ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.

        Não atendo nenhum plano de saúde. Trabalho com disbiose intestinal, intolerância alimentar (lactose, frutose, rafinose, sacarose), alergia alimentar, síndrome de supercrescimento bacteriano, alteração na permeabilidade intestinal. Essas doenças correspondem a 70% do meu volume de pacientes no consultório particular.

        Para agendar consulta comigo basta entrar aqui e preencher os campos.
        http://www.nutrologogoiania.com.br/consultas/como-agendar-sua-consulta/
        Após preencher, uma das minhas secretárias entrará em contato para verificar uma data compatível com a sua disponibilidade.

        att

        Excluir
    83. Caro doutor, sou soropositivo e descobri recentemente. Quero saber antes de marcar consulta se a nutrologia poderia me ajudar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim. Inclusive tenho um texto no meu site sobre HIV e Nutrologia http://www.nutrologogoiania.com.br/nutrologia-e-hiv/

        att

        Excluir
    84. Boa noite!
      Tenho Hipotireoidismo Hashimoto. Gostaria de saber quais são os exames que são feitos.
      Tem tratamento? Pq os médicos que já fui dizem que não tem o que fazer.
      Meu cabelo cai demais. Tenho relapso de memória, tive depressao a 1 ano atrás. Tomo vários medicamentos e continuo me sentindo mau.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá

        O tratamento nutrológico do Hashimoto anda de mãos dadas com o da Endocrinologia. Os exames solicitados são os mesmos: TSH, T4 livre, anti-TPO e anti-tireooglobulina em alguns casos. A medicação utilizada é a Levotiroxina, devendo esta ser prescrita pelo médico endocrinologista. É importante salientar que os anticorpos presentes em pessoas com TSH normal não é indicativo de que a pessoa precise de tratamento.
        Os aspectos nutrológicos do Hipotireoidismo são controversos e a resposta ao tratamento nutrológico é variável de pessoa pra pessoa, não existindo uma dieta específica para portadores de Hashimoto. Nos portadores de Hashimoto buscamos alguns déficits nutrológicos de nutrientes correlacionados com a função tireoideana. Mantenha o tratamento com o seu endocrinologista, explique os sintomas e se quiser agendar uma consulta para avaliação nutrológica estamos aqui. att

        Excluir
    85. Bom dia,
      Meu no Cristiane,
      Preciso da indicação de um nutrólogo em Brasília ou DF.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dr. Rafael Leal – Médico nutrólogo e especialista em clínica médica. Instituto CARE (Clínica de Nutrologia) – Vitrium Centro Médico, SGAS 613/614, L2 Sul – Salas 75, 77 e 79 – Brasília- DF.
        Fones: (61) 3710-3070 e 346-8886. Na minha opinião o melhor nutrólogo de Brasília, por ter uma excelente formação de base.

        Excluir
    86. boa tarde Dr. Frederico Lobo, pensando em ganho de massa muscular o Sr. também ajuda?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Somente pacientes com déficit de massa muscular, ou seja, pacientes portadores de Sarcopenia. No caso de pacientes que querem ganhar massa magra por estética encaminho pro Dr. Pedro Paulo Prudente. Um grande amigo que é médico do esporte.

        Excluir
    87. Caro doutor Frederico, eu li no site do senhor que o senhor não trabalha com ozonioterapia e nem faz procedimentos na sua clínica. Tem alguém para indicar em Goiânia ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Pabline. Nunca trabalhei com Ozonioterapia pois não gosto de realizar nenhum tipo de procedimento. Além disso a prática ainda é tida como experimental pelo Conselho Federal de Medicina. Há inúmeros profissionais que fazem em Goiânia, mas não posso indicar. att

        Excluir
    88. Boa tarde Dr. Frederico, gostaria de saber sua opinião sobre a suplementação de vitaminas e minerais para as mulheres que estão buscando uma gravidez ou que estão grávidas.
      Quero engravidar e a única vitamina que meu ginecologista indicou foi ácido fólico, mas li algumas informações de que o melhor é utilizar o metilfolato e não o ácido fólico, também vi que tem outros minerais e vitaminas que são importantes.
      Pretendo marcar uma consulta com o senhor, mas fiquei assustada com tudo que li, principalmente porque já estou tomando o ácido fólico e já estou no limite do tempo, pois tenho 40 anos.
      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola. Bom dia. A suplementação deve ser feia baseado na carência. Então doso antes os nutrientes que podem estar em déficit e se estiverem baixos reponho. Quanto ao metilfolato (5-MTHF) só existe superioridade naqueles que tem polimorfismo genético no gene que transforma o ácido fólico na sua forma ativa 5-MTHF. Na gestação uso polivitamínicos, poliminerais e DHA na maioria das gestantes e vou acompanhando os nutrientes. Enquanto a dieta fica por conta do meu nutricionista: Rodrigo Lamonier.

        Excluir