Devido ao aumento crescente da obesidade desde 1975, o mundo científico tem se dedicado a elaborar recomendações alimentares para controle de peso e redução de risco cardiovascular (RCV).
Uma ampla promoção de programas dietéticos têm sido realizada pela mídia, gerando um grande debate acerca de qual abordagem seria a mais eficaz.
⠀⠀
Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados recente (2020) foi realizada para determinar a eficácia relativa de diferentes estratégias alimentares para perda de peso e melhoria dos fatores de RCV entre adultos sobrepesos/obesos. Dados de 121 ensaios clínicos randomizados, incluindo 21.942 indivíduos, foram utilizados.
⠀⠀
As dietas foram categorizadas em padrões de macronutrientes, conforme descrito abaixo:
🔹 Baixo Carboidrato (BC) (Ex: Atkins, Zone Diet, Paleo Lowcarb): ≤40% de CHO, 30% PTN e 30-55% LIP;
⠀⠀
🔹 Baixa Gordura (BG) (Ex: Ornish Diet): 60% CHO, 10-15% PTN e ≤20% LIP;
🔹 Moderada (MOD) (Ex: DASH, Mediterraneo, Vigilantes do peso, Alguns tipos de Paleolítica): 55-60% CHO, 15% PTN e 21-≤30% LIP.
⠀⠀
Foram avaliadas alterações no peso corporal, perfil lipídico, pressão arterial e PCR nos 6 e 12 meses de acompanhamento dos estudos.
⠀⠀
As evidências mostraram que alguns tipos de dieta possuem maior efeito a curto prazo (6 meses) na perda de peso e pressão arterial (como na Atkins ou DASH).
No entanto, diferença dos efeitos na redução de peso e nas melhorias dos fatores de RCV entre cada dieta desaparecem em grande parte após 12 meses de acompanhamento, sugerindo que fim todas terão resultados semelhantes nos parâmetros analisados.
⠀⠀
Conclui-se que este é mais um grande estudo, com metodologia criteriosa e publicado em uma das maiores revista do mundo, concluindo que a melhor dieta é a que o paciente conseguir aderir a longo prazo.
Referência:
1) Referência: Ge L, Sadeghirad B, Ball GDC, et al. Comparison of dietary macronutrient patterns of 14 popular named dietary programmes for weight and cardiovascular risk factor reduction in adults: systematic review and network meta-analysis of randomised trials.
Autor: Prof. Valentim Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário