sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Novos benefícios do consumo diário de iogurte

Cheio de vitaminas e minerais, o iogurte natural é uma excelente pedida para o café da manhã ou lanche entre as refeições. O alimento vai bem com frutas, cereais e granola, e mesmo quando consumido puro, é capaz de trazer benefícios para a saúde.

Segundo a nutricionista Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos, o iogurte é um alimento nutritivo, que pode proporcionar uma boa oferta de proteína e cálcio, nutrientes essenciais para o desenvolvimento muscular e ósseo do corpo humano.

Além disso, novos estudos estão descobrindo mais benefícios que esse alimento é capaz de oferecer. Listamos alguns a seguir.

4 super benefícios do iogurte

Que ele é nutritivo a gente já sabe, mas que ele pode ser um aliado contra o diabetes e a gordura no fígado são novidades que os estudos vêm revelando.

Melhora a resistência à insulina
Um estudo feito na Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá, apontou que o consumo frequente de iogurte pode proteger o corpo contra a resistência à insulina (um quadro que pode caracterizar o pré-diabetes), mais especificamente entre os jovens que se encontram em risco de obesidade. Os pesquisadores avaliaram ainda que essa relação acontece independentemente da composição corporal e dos fatores de estilo de vida medidos no estudo.

Combate a gordura no fígado
Outro estudo divulgado no periódico The American Journal of Clinical Nutrition comparou o consumo de iogurte com o de leite. Como resultado, descobriram que o iogurte teve resultados melhores que o leite na redução da gordura do fígado em mulheres obesas com doença hepática gordurosa não alcoólica e com síndrome metabólica.

Reduz inflamações
Mais um benefício apontado pelo estudo citado no item anterior é que o iogurte pode ser capaz de melhorar o metabolismo lipídico (das gorduras). Como consequência, ajuda a reduzir as inflamações e o estresse oxidativo no organismo, além de alterar de maneira benéfica a composição da microbiota intestinal.

Controla o apetite
De acordo com a nutricionista Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos, um dos benefícios apresentados pelo consumo diário de iogurte inclui a melhora no controle do apetite, mas somente quando utilizado nos intervalos das refeições.

Mas para aproveitar os benefícios do iogurte, só não vale exagerar
A nutricionista salienta que o iogurte, assim como todos os alimentos quando ingerido em excesso, pode aumentar a oferta de calorias e proteínas, potencializando o risco de ganho de peso. “A ingestão diária recomendada de produtos lácteos é de três porções. Assim, caso o individuo não consuma nenhuma outra fonte de cálcio, deve ingerir no máximo três iogurtes por dia”, pondera Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos.

Para um consumo com ainda mais sabor, você pode incluir o iogurte em receitas saborosas, como neste smoothie com frutas silvestres rico em antioxidantes.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos é nutricionista, coordenadora dos cursos GANEP de Especialização, mestre em Nutrição Experimental pela USP e especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE.

Panahi S. et al. The relationship between yogurt consumption, body weight, and metabolic profiles in youth with a familial predisposition to obesity. Université Laval, 2019.

Chen Y. et al. Yogurt improves insulin resistance and liver fat in obese women with nonalcoholic fatty liver disease and metabolic syndrome: a randomized controlled trial. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 109, Issue 6, June 2019, Pages 1611–1619.


Fonte: https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/novos-beneficios-do-consumo-diario-de-iogurte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário