sexta-feira, 16 de agosto de 2019

"Trocar" massa gorda por massa muscular ajudaria a perder peso pois aumenta o metabolismo ?



Essa postagem pode parecer um pouco árdua, a princípio, mas é uma interessante prova de conceito.

👉Não é incomum ouvir de profissionais de saúde que aumentar a massa muscular, por si só, levaria, num segundo momento, ao emagrecimento, pois estimularia o aumento do metabolismo. De fato, quem gasta mais energia no nosso corpo é o músculo, e reduzir gordura e aumentar músculo, deveria, sim, aumentar o metabolismo. 

👉O interessante é que está em desenvolvimento uma medicação muito interessante chamada bimagrumab, um anticorpo que se liga à uma substância, chamada miostatina, que em geral degrada músculo. Assim, ao se ligar à essa substância, impede que ela aja, facilitando a formação de massa muscular. Ela está sendo desenvolvida para #sarcopenia (baixa massa muscular), mas há um estudo em pessoas com #sobrepeso e resistência à insulina. 

👉De fato, a medicação é efetiva: ela aumenta a massa magra em 2,7% e reduz a massa gorda em 8%. Porém, não há reduções em peso. Se imaginarmos que essa “troca” aumentou o metabolismo, porque não houve perda de peso posterior? Provavelmente porque, ao aumentar o metabolismo, a fome aumenta na mesma proporção, mostrando como nossos sistemas são regulados! É por isso que não necessariamente quem tem metabolismo lento tem mais tendência a engordar: quem tem metabolismo acelerado tem mais fome, e reduzir o consumo pode ser tão difícil quanto! 

👉Quanto à medicação em si, essa “troca”’de gordura por músculo, é, por si só, bem interessante: houve redução da glicemia e da resistência à insulina, e é possível que outros parâmetros também melhorem. Alguns poderão dizer que é uma medicação que faria o que o #exercício faz! Não é bem assim, pois o efeito do exercício vai muito além de sua ação muscular! Mas pode ser uma opção para melhorar #massamagra em idosos ou pessoas que não podem praticar exercício regularmente. 

👉De toda forma, usei a medicação para desmistificar um conceito: que aumentar a massa magra leva, posteriormente, à maior perda de peso! 

Ref: Garito. Bimagrumab improves body composition and insulin sensitivity in IR individuals. Diab Obes Metab 2017 #massamagra #hipertrofia #ganharmusculos #perdergordura #perderpeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário