quinta-feira, 23 de maio de 2019

Hora de dormir em crianças em idade pré-escolar e risco de obesidade na adolescência

Com as taxas de obesidade infantil alta, muitos estudos têm investigado os fatores de estilo de vida que podem fazer a diferença - que aumentam o risco e quais os reduzem.

Além da dieta, a falta de sono tem sido associada ao ganho de peso tanto em adultos quanto em crianças, por isso é importante que as crianças fiquem tranquilas, mesmo com suas agendas lotadas.

Como o horário de despertar de uma criança geralmente é determinado por quando a creche ou escola começa e não pode ser facilmente alterada, é necessário dormir mais cedo para garantir que as crianças tenham o sono de que precisam, segundo pesquisa publicada no Journal of Pediatrics .

Depois de acompanhar quase mil crianças desde o nascimento até os 15 anos, os pesquisadores descobriram que a atenção ao sono precisa começar nos anos pré-escolares. Por exemplo, crianças de 4 anos de idade que foram dormir antes das 8 da noite reduziram seu risco de obesidade pela metade em comparação àquelas que foram dormir depois das 21h. Essa modificação simples no estilo de vida pode fazer uma diferença de saúde para toda a vida.

Compreensivelmente, é mais fácil falar do que fazer quando um ou ambos os pais trabalham até tarde, o que pode atrasar as atividades do jantar e da noite. Assim, os pais podem precisar fazer compromissos ou ajustes pelo menos durante a semana, quando há menos oportunidades para o tempo da família.

Dada a ligação entre o sono e um peso saudável, além de seus muitos outros benefícios para o bem-estar das crianças, definir as oito horas da noite pode valer a pena para que isso aconteça.

Necessidades Diárias de Sono para Crianças

Bebê a 12 meses: 12 a 16 horas, incluindo sestas
Idade 1 a 2: 11 a 14 horas, incluindo sestas
3 a 5 anos: 10 a 13 horas, incluindo sestas
6 a 12: 9 a 12 horas
13 a 18 anos: 8 a 10 horas

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Objetivo do estudo: Determinar se as crianças em idade pré-escolar com mais de hora de dormir têm um risco menor para a obesidade na adolescência e se essa redução de risco é modificada pela sensibilidade materna.

Desenho de estudo: Os dados de 977 dos 1364 participantes do Estudo sobre Cuidados Infantis e Desenvolvimento Juvenil foram analisados. Nascimentos únicos saudáveis ​​em 10 locais dos EUA em 1991 foram elegíveis para inscrição.  Em 1995-1996, as mães relataram a típica hora de dormir dos pré-escolares (média = 4,7 anos) da criança, e a interação mãe-filho foi observada para avaliar a sensibilidade materna.  Com uma idade média de 15 anos, a altura e o peso foram medidos e a obesidade na adolescência definida como um índice de massa corporal específico do sexo para a idade ≥ percentil 95 da referência dos EUA.

Resultados: Um quarto das crianças em idade pré-escolar tiveram o horário de dormir cedo (20h00 ou mais cedo), metade teve o horário de dormir depois das 20h00 mas às 9:00 da noite, e um quarto tinha o horário de dormir tardiamente (depois das 9:00 da noite).  O horário de dormir das crianças foi semelhante, independentemente da sensibilidade materna (P = 0,2).  A prevalência de obesidade adolescente foi de 10%, 16% e 23%, respectivamente, entre os grupos precoces e tardios.  O risco relativo ajustado multivariável (IC 95%) para obesidade na adolescência foi de 0,48 (0,29; 0,82) para pré-escolares que dormiram cedo em comparação com pré-escolares com o tempo de dormir tardiamente.  Este risco não foi modificado pela sensibilidade materna (P = 0,99).

Conclusões:  As crianças em idade pré-escolar com um horário de dormir precoce na manhã da semana eram metade da probabilidade de as crianças que dormem mais tarde serem obesas como adolescentes.  A hora de dormir é uma rotina modificável que pode ajudar a prevenir a obesidade.

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