domingo, 21 de abril de 2019

Da série: Fármacos anti-obesidade: Lorcaserina (por Dr. Bruno Halpern)


Essa é a última postagem da série das medicações aprovadas para obesidade no Brasil, sobre a lorcaserina. 

De fato, por ainda não estar disponível, só posso discutir o que os estudos clínicos mostram (notem que há farmácias de manipulação que alegam produzir lorcaserina, mas não há como garantir a procedência e qualidade desse produto, visto que ele tem patente e não viria da fábrica original). 

A lorcaserina é uma medicação de potência modesta, aparentemente inferior ao que se vê com liraglutida ou sibutramina é similar ao orlistate: média de perda de peso ao redor de 3-4kgs. Porém, existe um grupo de pessoas de 22% capaz de perder mais de 10% do peso (e metade perde mais do que 5%). 

Assim, quando a medicação chegar será importante reconhecer quem são esses respondedores! Acredita-se que pode agir sobre o comer emocional., mas também aumenta a saciedade por agir no cérebro nas vias da serotonina.

Talvez o principal ponto alto da lorcaserina seja a segurança: poucos efeitos colaterais nos estudos, não mexe com pressão e frequência e já existe um estudo que demonstrou que não há risco aumentado de eventos cardiovasculares. Assim, ela passa a ser uma opção para aqueles pacientes que não respondem, não toleram ou não podem tomar outras medicações.

Há também hipóteses de que a medicação tenha efeitos de redução da glicemia próprios, mas isto ainda é estudado, além de já ter sido estudada até para cessação do tabagismo.
Vale a pena lembrar o cuidado do uso com outras medicações de ação semelhante, em vias de serotonina (caso de muitos antidepressivos), pois pode potencializar alguns efeitos.

É possível que após a medicação iniciar a ser comercializada, possamos perceber mais algumas vantagens e desvantagens que nem sempre ficam claras em estudos clínicos. Vou referenciar um artigo meu, com meu pai, que discutiu segurança da lorcaserina e do orlistate: Halpern, Halpern. 

Safety assessment of FDA-approved (orlistat and lorcaserin) anti-obesity medications. Expert Opin Dru Saf 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário