quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Cuidadoras de Alzheimer - A nova dupla jornada de mulheres

Vale a pena ler a reportagem.

Apesar de não atender pacientes com Alzheimer, não term experiência na área, há alguns anos tenho me atentado para um grupo esquecido e negligenciado: A pessoa que cuida do portador de Alzheimer.

É importante falar sobre essas pessoas, visto que a prevalência de Alzheimer está aumentando e até o momento a doença não tem cura, nem controle efetivo.

Se a doença cresce, consequentemente o número de cuidadores também crescem, ou seja, familiares/profissionais da área da saúde e na maioria das vezes: mulheres. Ou seja, o Alzheimer naturalmente e socialmente recai no ombro das mulheres.

Mas porque falar disso?

Esse grupo é submetido a uma alta carga de estresse psico-emocional, tendo que muitas vezes fazer uma dupla jornada. Trabalhar e cuidar do familiar.

O texto no link a seguir fala sobre isso: https://doutorcerebro.com.br/cuidadores-de-alzheimer-a-nova-dupla-jornada-das-mulheres/?fbclid=IwAR2dHscMQjWZFsPVqaQl4YDksKw2kTaxKmuJCn-uHJu35q1sUBzMgyGIrFs

Novamente a pergunta: Mas porque falar disso?

Simples, esse baita estresse emocional acaba sendo gatilho para diversas doenças, somatizações e é isso que recebo no consultório. Então ao longo desses anos sempre faço a seguinte orientação: Se você é uma cuidadora de um indivíduo com Alzheimer, faça psicoterapia e se possível verifique com um psiquiatra a necessidade de utilização de alguma medicação.

Att

Dr. Frederico Lobo - CRM-GO 13192 - RQE 11915 - Médico Nutrólogo.