sábado, 30 de julho de 2016

Prática ortomolecular e a regulamentação pelo CFM


A  prática ortomolecular surgiu em 1968 com o químico Linus Pauling. Desde então se disseminou. Porém não é reconhecida como especialidade médica em lugar nenhum desse planeta. Talvez pq não tenha uma base sólida, sendo apenas uma estratégia terapêutica baseada em química nutricional.

Mesmo após quase 5 décadas, ainda é taxada de charlatanismo. Infelizmente, uma parcela significativa dos praticantes utilizam de terapias que o CFM proíbe.

Desde 1990, um dos pioneiros da medicina intensiva no Brasil (Prof.Dr. José de Felippe Jr) vem tentando junto ao CFM regulamentar a prática. Em 2010 a prática foi regulamentada e o CFM estabeleceu:

1) Não é especialidade médica e muito menos área de atuação.

2) Os tratamentos utilizados são: correção nutricional e de hábitos de vida. Isso engloba: reposição medicamentosa das deficiências de nutrientes e a remoção de minerais, quando em excesso, ou minerais tóxicos, agrotóxicos, pesticidas ou aditivos alimentares, bem como os princípios que orientam a remoção. É liberada a dosagem de nutrientes no sangue e urina. O mineralograma capilar é reservado apenas para intoxicações crônicas por metais tóxicos.

3) Os tratamentos dos déficits ou excessos “devem obedecer às comprovações embasadas por evidências clínico-epidemiológicas que indiquem efeito terapêutico benéfico”. É vedado: métodos laboratoriais destituídos de comprovação científica (biorressonância, microscopia óptica ou HLB). Megadoses de vitaminas, proteínas, sais minerais e lipídios para a prevenção primária e secundária.

4) Fica liberado o uso do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA)  apenas para a remoção de metais tóxicos. Desde que diagnosticado no sangue, urina ou mineralograma capilar. Sendo o mineralograma reservado apenas para metais tóxicos.

5) Veda uso de EDTA e procaína como terapia antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose e para o tratamento de doenças crônico-degenerativas.

6) Não libera uso de NENHUM hormônio fora do contexto de deficiências laboratorialmente comprovada e para uso estético ou com ação antienvelhecimento.

Portanto se vc conhece um médico que se diz praticante de ortomolecular e ele utiliza HCG, prescreve anabolizantes, utiliza mineralograma para detectar deficit de nutrientes, prescreve EDTA com outra finalidade: de acordo com o Conselho Federal de Medicina ele pode estar cometendo uma infração ÉTICA.

Resumindo: A função do médico praticante de ortomolecular é investigar contaminação por metais tóxicos, pesticidas, agrotóxicos, aditivos alimentares. Tratar da forma correta. Orientar sobre hábitos saudáveis de vida e corrigir déficits nutricionais. PONTO ! Nada mais. A regulamentação do CFM aprova somente isso.

3 comentários:

  1. É o leigo fica sem sabe em quem acreditar. De um lado os ortomoleculares que falam de prevenção e de outro os halopatas que atendem aos interesses da indústria farmacêutica, muitas vezes recebendo " incentivos ao optar por esse ou aquele medicamento" Onde estará a verdade?

    ResponderExcluir
  2. Dr. Não seja tão radical. A medicina se iniciou com curandeirismos, diagnósticos errados e cirurgias mortíferas.É verdade que evoluiu muito nos últimos 10 anos, mas minha mãe morreu há 2 anos e todos seus médicos receitavam "omeprazol". Até hoje, os médicos estão divididos sobre "tomar ou não tomar " este medicamento.Vi meu médico tradicional(64 anos) morrer de ataque do coração). Enquanto, conheço ortomoleculares 15/20 anos mais velhos, saudáveis e vivos. Alguma coisa deve estar errada. Enquanto, a ortomolecular é real. Basta fazer um exame "antes e depois" do uso de suplementos . Simples, não ?? Quem sabe, quando o Sr. estiver morto (pela medicina tradicional - sabemos que quem manda nela são os grandes fornecedores de medicamentos)...a ortomolecular já seja, amplamente, aceita pela comunidade médica. Todos sabemos que as inovações trazem,em seu bojo, o medo - que gera agressividade. Todos sabem o "racionalismo" não dá conta de muitos aspectos da vida(saúde, bem estar físico/mental), parece que existe um "nível quântico" - que não sabemos determinar.Mas a humanidade está evoluindo !!!!!!!!!!!! Quem sabe a medicina tradicional possa ser mais inovadora e perder o medo de "perder o status" de ser o "supremo", na área de saúde. Enquanto isso, acredito , cada vez mais nos suplementos que "tomo" !! Estava mal: sistema imunológico baixíssimo. Atualmente, não tenho nada - nem resfriado chega perto !! Saúde, paz, tranquilidade e me sinto muito feliz !!!!!!!!!!!!!! Isto não tem preço !!!!!!!!!!! Não vou a um médico tradicional, há mais de 10 anos, não faço exame de mama, não sei o que é remédio. Minha alimentação é , absolutamente saudável !! Minha mente - nota mil !!!!!!!!!! Doarei meu sangue - pelo meu ortomolecular ( sim - farei um exame de sangue - para atestar a veracidade de minha palavras rsrsrs) !!!!!!!!!!!! Senhor... abra sua mente e teste em si mesmo !!!!!!! Caso contrário, estará basendo-se em Teorias !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Loucura total.e onde esta a verdade sem interesses?

    ResponderExcluir