domingo, 3 de julho de 2016

60% do risco de desenvolver Diabetes mellitus tipo 2 pode ser reduzido com dieta adequada e prática regular de exercícios

Você sabia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 9% da população mundial tenha diabetes mellitus tipo 2 e que em 2035 ela seja a  sétima causa de morte no mundo? Dois hábitos relativamente simples podem ajudá-lo a não entrar para as estatísticas: alimentação adequada e prática de exercício físico ?

“Combater a obesidade ainda é o melhor método preventivo para o diabetes. Manter um controle nutricional adequado e praticar exercícios físicos regularmente são medidas capazes de reduzir em até 60% o risco de desenvolver a doença”, orienta a endocrinologista do HCor (Hospital do Coração) dra. Laura Frontana.

Válidas para todas as pessoas, como forma de prevenção, ou para aqueles que já receberam o diagnóstico de diabetes, algumas recomendações nutricionais são importantes aliadas para a busca de melhor qualidade de vida. O ideal é ingerir alimentos em quantidade e qualidade adequadas e fazer três refeições diárias intercaladas com pequenos lanches, dando preferência aos alimentos ricos em fibras e nas versões integrais.

“Um plano nutricional individualizado, considerando características como idade, nível de atividade física, peso, altura, o uso ou não de hipoglicemiantes e insulina é imprescindível para prevenir, tratar e até controlar a doença”, destaca a endocrinologista.

Atividade física pode ser feita sem restrições. Caminhada, dança, hidroginástica, corrida, natação e ciclismo, em intensidade moderada, três vezes por semana, são algumas das atividades físicas indicadas para prevenir complicações da doença e o controle dos níveis de glicemia, além de ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.



Fonte: http://drauziovarella.com.br/diabetes/alimentacao-e-atividade-fisica-podem-reduzir-em-60-risco-de-diabetes/

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