domingo, 7 de setembro de 2014

Mineralograma capilar: Pra que serve?


Muita gente me pergunta pra que serve o mineralograma capilar (MC), exame do cabelo vulgarmente chamado.

O MC consiste em um exame que visa determinar (no cabelo ou pêlos pubianos) elementos tóxicos. O excesso de elementos tóxicos é incorporado à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento. Diferente da amostra de sangue e urina, o cabelo é um monitor biológico capaz de registrar uma intoxicação ao longo de um período de meses ou até anos. É o melhor exame para detectar intoxicação crônica, sendo assim o Conselho Federal de Medicina na Resolução 2.004/12 libera o seu uso apenas para esta finalidade: Detecção de metais tóxicos.

COLETA: Paciente tem que ficar preferencialmente 3 meses sem pintar o cabelo, durante 15 dias deve suspender o uso de xampus anticaspa, evitar nadar em piscinas ou usar qualquer produto químico. Por 7 dias deverá lavar o cabelo apenas com xampu de pH neutro, isento de zinco ou selênio. A coleta deve ser feita com tesoura de aço-inoxidável, específica para essa finalidade. Retira-se na região da nuca vários tufos até totalizar 1g, sendo que os fios devem ser retirados o mais próximo da raíz.

A amostra é armazenada em uma embalagem de plástico e enviada para análise. A amostra após uma dissolução, é analisada através de espectrometria de massa, com fonte de plasma (ICP-MS), uma técnica extremamente sensível. #Mineralograma #MetaisTóxicos

2 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget