sábado, 24 de agosto de 2013

Exercício aeróbico previne disfunção erétil induzida por dieta

Equipe de pesquisadores da East Carolina University, nos EUA, demonstrou que o exercício aeróbico melhora tanto a disfunção erétil quanto a função dos vasos que fornecem sangue ao coração em animais colocados em uma dieta rica em gordura.

Os resultados foram publicados no American Journal of Physiology: Regulatory, Integrative, and Comparative Physiology.

Durante 12 semanas, os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com alimentos que refletiam a dieta ocidental, rica em açúcar e com quase metade de suas calorias provenientes de gordura. Outro grupo de ratos ingeriu um padrão saudável de ração. Metade dos animais de cada grupo se exercitou cinco dias por semana, correndo em intervalos em uma esteira.

No final do estudo, a função eréctil dos animais foi avaliada através da estimulação elétrica do nervo cavernoso, o que provoca um aumento no fluxo de sangue do pênis e produz uma ereção.

Os pesquisadores também examinaram as artérias coronárias dos ratos para ver como elas responderam aos agentes que iriam relaxá-las e manter o fluxo de sangue para o coração, um indicador da saúde cardíaca.

Os resultados mostraram que os ratos que comeram a dieta ocidental, mas permaneceram sedentários desenvolveram disfunção erétil e tinham pior relaxamento das artérias coronárias.

No entanto, aqueles que comeram a dieta, mas se exercitaram foram capazes de evitar esses problemas.

Os animais que comeram a comida saudável foram amplamente capazes de evitar tanto a disfunção erétil quanto a disfunção da artéria coronária.

De acordo com os pesquisadores, estes resultados podem sugerir que o exercício é uma ferramenta poderosa para combater os efeitos adversos da dieta ocidental.

Fonte: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=19251

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget