terça-feira, 21 de maio de 2013

Whey protein x câncer x diabetes



Muita gente me pergunta pq só utilizo Whey protein em último caso.

Bem, antes de tudo é preciso entender o que é o Whey protein.

O Whey é a proteína do soro do leite de vaca e nele está contido todos os aminoácidos essenciais e não essenciais. Ou seja, é uma proteína de alto valor biológico. Isso é inegável, assim como a proteína do Ovo (albumina) também é.

Dentre os aminoácidos mais presentes no whey temos a Leucina (a mesma leucina presente no BCAA).

Existem estudos mostrando que algumas células cancerígenas possuem receptores ricos em leucina. Logo se você fornece muita Leucina, teoricamente poderia aumentar as chances do tumor criar metástases,

Outro fator interessante, é que o Whey te faz "crescer" justamente porquê estimula mTOR.



Mas o que é a mTOR?

Ela consiste em uma proteína quinase que apresenta forte indução de fosforilação e síntese proteica. Porém ela pode também induzir a proliferação de células cancerígenas, além de ocasionar aumento de uma condição chamada resistência insulínica, que seria na verdade o estágio inicial do diabetes mellitus tipo 2.

Atualmente já é bem conhecida a capacidade da leucina em estimular mTOR.

Logo vem a pergunta principal no post: se temos: Albumina, Proteína do Arroz, Proteína da Carne e até Proteína Isolada da Soja, vale a pena ficar usando sem critérios Whey protein?

Nós ortomoleculares acreditamos que o controle dos níveis de insulina é uma das melhores alternativas para se evitar uma série de patologias, dentre elas o diabetes mellitus tipo 2 e o câncer. Níveis aumentados de insulina favorecem uma cascata de reações e dentre elas a ativação de mTOR. Mas por um outro lado essa insulina aumentada num primeiro momento favorece a hipertrofia muscular. Alguns desses aminoácidos presentes no Whey e também nas outras proteínas são o que denominamos de pró-insulínicos ou insulinotrópicos. A dúvida de muitos ortomoleculares está aí, será que a suplementação crônica de whey, ativação constante de mTOR e de toda essa cascata poderá ter alguma consequência para a saúde do paciente?


Vantagens do Whey, principalmente os isolados e hidrolisados

Possuem uma rápida absorção e com isso favorecem mais facilmente o ganho de massa magra. Mas às custas de que? Existe estudo a longo prazo mostrando a seguridade do uso do Whey? Dia após dia surgem estudos "execrando" o leite, exemplo o post sobre leite: http://www.ecologiamedica.net/2012/09/por-que-leite-nao-humano-e-prejudicial.html e http://www.ecologiamedica.net/2012/10/sem-gluten-e-sem-lacteos-mas-e-agora.html
Será que não dá pra hipertrofiar utilizando outras proteínas? Como veganos hipertrofiam se não utilizam derivados animais? Falo isso pois atendo pacientes veganos hipertrofiados, que treinam pesado e são saudáveis.

Algumas das razões do post

As imagens acima foram retiradas do blog e facebook de um amigo o nutricionista e professor Henrique Freire: http://riquenutri.blogspot.com.br/ No final de semana discutíamos o porquê de um grande número de pacientes ditos "saudáveis", hipertrofiados, estão apresentando altos níveis de insulina e esteatose hepática (gordura no fígado). Um ponto comum entre a maioria desses pacientes é: o consumo crônico de Whey. Além disso, muitos desses pacientes ficam restritos apenas ao treinamento de força e esquecem da prática de exercícios aeróbicos. O tema ainda é controverso, são apenas observações feitas em consultório e que discuto com alguns amigos da área.

Referências
  1. http://www.nutritionandmetabolism.com/content/pdf/1743-7075-9-74.pdf
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22889894
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21890461
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23462168
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22298573
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21821816
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21890461
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23643661
  9. http://riquenutri.blogspot.com.br/2013/04/dieta-no-cancer.html
  10. http://riquenutri.blogspot.com.br/2012/12/leite-desnatado-engorda-whey-protein.html
  11. http://jn.nutrition.org/content/142/12/2083.abstract
  12. http://riquenutri.blogspot.com.br/2012/10/o-que-fazer-para-hipertrofia.html
  13. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23019799#
  14. http://riquenutri.blogspot.com.br/2012/10/insulina-ganho-de-peso-e-whey-protein.html
  15. http://riquenutri.blogspot.com.br/2012/06/anaerobio-nao-e-sinonimo-de-hipertrofia.html
  16. http://riquenutri.blogspot.com.br/2012/03/whey-inflama.html
  17. http://riquenutri.blogspot.com.br/2012/02/leite-de-vaca-induz-cancer.html
  18. http://riquenutri.blogspot.com.br/2011/07/whey-e-proteina-de-soja.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget