terça-feira, 21 de maio de 2013

Perigo na academia


Em primeiro lugar gostaria de esclarecer uma coisa, esta matéria não tem em nenhum momento a intenção de rotular, generalizar ou discriminar freqüentadores de academia e seus instrutores e personal trainer, mesmo porque, eu sou uma freqüentadora assídua de academia a um bom tempo, e assim como muitas pessoas que conheci, não me encaixo no perfil aqui descrito.

Esta matéria trata-se, no entanto de um alerta! Já faz algum tempo que venho observando certo padrão nas diversas academias pelas quais eu passei, estas observações são comprovadas pelo enorme número de trabalhos científicos publicados em revistas especializadas aos quais revisei antes de escrever esta matéria.
Existe um grande número de usuários de suplementos dentro das academias espalhadas por este país afora, mas o mais preocupante nisto tudo, é que estas pessoas estão fazendo uso inconsciente e indiscriminado de suplementos, sendo estes geralmente indicados por professores, personais ou amigos e parentes.

Este consumo é maior em homens, jovens e adultos jovens e tem como objetivo básico perder peso e conquistar massa muscular. Geralmente são influenciados pela mídia e pela sociedade na busca de um corpo perfeito.

Suplementos podem causar danos como por exemplo, disfunção renal e hepática - com o uso exagerado de proteínas e aminoácidos; distúrbios hidroeletroliticos podem ser causados por bebidas esportivas, ganho de peso e diabetes em uso exagerado de carboidratos, o excesso de ômega 3 pode afinar o sangue e causar hemorragia e derrames; vitamina D em excesso pode preciptar osteoporose e causar doenças renais e por aí afora.

O problema não para por aí, já vi professores vendendo fórmulas para emagrecer que eram literalmente uma bomba, já vi sugerirem o uso de GH ( hormônio do crescimento) como quem oferece um doce, já vi uso de anabolizantes como testosterona, derivados e até injeção de cavalo. O resultado disso tudo é que o risco de se usar anabolizantes vai desde infertilidade, passando por cirrose hepática, hipertrofia cardíaca, câncer e até morte.

GH, como o próprio nome diz, faz crescer tudo, desde extremidades (causando deformações ósseas), como músculo cardíaco (causando miocardiopatias) e principalmente faz crescer células tumorais, ou seja, qualquer tipo de câncer.

Então se você freqüenta uma academia e quer melhorar seu rendimento, procure a orientação de um nutricionista ou de um médico da área de nutrologia, medicina esportiva ou ortomolecular. Estes profissionais vão te orientar para as conquistas desejadas seja ajustando alimentação, atividade física ou prescrevendo suplementos adequados aos seu perfil, desta forma os resultados apareceram sem que você corra risco.
Pense nisso!!!!

Dra Liliane Lemesin
CRM: 80189

Fonte: http://www.vidavida.com.br/cantinho-da-reflexao/academia-suplementos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget