terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Poluição de ambientes internos (poluição indoor)
Resumo
Objetivo: Abordar alguns aspectos da poluição do ar em ambientes internos e sua influência sobre a saúde dos indivíduos, dando maior ênfase aos efeitos sobre o aparelho respiratório. Esta é a segunda parte de
uma revisão sobre poluição (a primeira foi publicada na edição anterior da Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia).
Fontes de dados: Artigos originais, revisões e consensos indexados nos bancos de dados PubMed, Medline e SciELO nos últimos 30 anos, assim como a linha de pesquisa desenvolvida pelos autores no Laboratório Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a elaboração de suas teses de doutorado.
Síntese dos dados: Crescentes evidências demonstram que a exposição a certos poluentes aéreos pode aumentar a resposta a alérgenos, fazendo com que indivíduos com doenças respiratórias (asma
e/ou rinite) sejam especialmente susceptíveis ao impacto dos poluentes intra ou extra-domiciliares.
Comentários: O conhecimento dos mecanismos através dos quais a poluição agrava os sintomas da rinite e da asma e sua provável relação com o aumento da prevalência dessas doenças é fundamental na implementação de medidas apropriadas de prevenção.
Rev. bras. alerg. imunopatol. 2011; 34(3):83-89: Poluição atmosférica, poluição de ambientes internos, asma, rinite.
Link pro artigo original: http://www.asbai.org.br/revistas/vol343/V34N3-ar02.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário